A Sony levou para o Mobile World Congress, a decorrer em Barcelona, o seu novo smartphone top de gama, o Xperia XZ2, disponível também numa versão compacta alternativa. E a mensagem foi clara: todos os conteúdos dos seus novos smartphones serão consumidos e produzidos em formato 4K. A fabricante reuniu o melhor das tecnologias utilizadas nas suas câmaras, incluindo o Cyber-Shot e o sensor Motion Eye, para tornar o XZ2 num dos melhores competidores na imagem Ultra HD.

A versão maior do XZ2 apresenta um ecrã de 5,7 polegadas e marca a estreia do fabricante na utilização de carregamento rápido via wireless, aspecto que carece na sua versão compacta, que tem um ecrã de 5 polegadas. De resto, os dois modelos apresentados partilham praticamente as mesmas especificações.

Quando se fala em ver filmes em 4K, pensa-se no contraste e nitidez de cores debitados pelo High Dynamic Range (HDR), que não só foi adotado como a Sony apresenta ainda o seu novo sistema Dynamic Vibration System, que transfere para a vibração do aparelho toda a ação dos filmes, videojogos ou concertos musicais. Imagine a tecnologia DualShock presente nos comandos da PlayStation 4 agora aplicados no smartphone. Desta forma, pretende-se que os utilizadores possam ver, ouvir e sentir durante a sua experiência multimédia nos pequenos aparelhos com ecrã 18:9. De notar que a funcionalidade de vibração está indisponível na versão compacta do smartphone.

Segundo a fabricante, através do motor proprietário da Sony, o XReality presente nos seus televisores Bravia, será possível converter vídeos de qualidade SDR em HDR, em tempo real. Ou seja, fazer um upscaling da imagem convencional para qualidade de alta definição, um truque muito recorrente nos televisores.

A sua câmara traseira está equipada com o sensor Motion Eye de 19MP, que permite gravar a 960FPS, gerando conteúdos em super slow motion, melhorando a resolução do anterior modelo de 720p para 1080p (full HD). A tecnologia de scan 3D, introduzido no Xperia XZ original, foi alvo de melhorias, segundo a Sony. Este passa a ser feito na câmara frontal, para que os utilizadores possam rapidamente digitalizar uma imagem 3D tirada em selfie e depois partilhar nas redes sociais.

O XZ2 oferece o processador Snapdragon 845, 4GB de RAM e uma capacidade de 64GB de armazenamento interno, expansível até 400GB através de cartões microSD. O smartphone utiliza ainda o sistema operativo Android Oreo e uma bateria com capacidade de 3.180 mAh na versão normal e 2870 mAh no XZ2 Compact. Quando o smartphone está ligado à corrente, o carregamento das baterias é monitorizado pela tecnologia da Qnovo, que ajusta os níveis de carga para prolongar a sua duração de vida.

O smartphone foi fabricado em material Corning Gorilla Glass 5, mantendo o dispositivo protegido tanto na frente como traseira, sendo também à prova de salpicos. O sensor de impressões digitais foi colocado na traseira do dispositivo.

O Xperia XZ2 será vendido em quatro cores: Liquid Black, Liquid Silver, Deep Green e Ash Pink. A data de lançamento e preços ainda estão por confirmar.

O SAPO TEK está a acompanhar de perto todas as novidades do MWC, com notícias sobre as apresentações e a exposição, mas também sobre as empresas portuguesas que estão em Barcelona e que somam uma dúzia de expositores.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.