Os smartphones 5G são uma das apostas das fabricantes no MWC19 e há vários lançamentos a posicionar as marcas para a revolução das redes de nova geração, mesmo que se saiba que dificilmente as redes serão uma realidade antes de dois a três anos. A LG anunciou na feira o LG V50 5G e a Huawei juntou a tecnologia ao seu Mate X, o primeiro smartphone dobrável. Ambos têm data de lançamento marcada para meados do ano e é para essa data que a Motorola também aponta a disponibilidade do moto mod 5G.

O módulo 5G já foi apresentado nos Estados Unidos no ano passado e levantou algumas dúvidas em relação à performance e fiabilidade das especificações reveladas, mas a marca da Lenovo trouxe o modelo ao MWC19, combinado com os moto Z3 que vão estar na rede da Verizon e a ideia parece ser interessante.

Em vez de comprar um smartphone 5G o que a marca quer é que se possa comprar um terminal que se usa nas redes 3G e 4G, mas que tem um módulo separado para a nova tecnologia de conetividade. O módulo já tinha sido destaque na CES 2019 e incorpora as vantagens da rede 10 vezes mais rápida, que permite fazer download de um filme 4K em poucos segundos, da baixa latência e da redução de consumo da bateria.

Só falta mesmo que as redes estejam disponíveis de forma alargada, o que não deverá acontecer assim tão cedo, embora a Verizon, que é parceira neste projeto, esteja a avançar nos Estados Unidos e já existam testes em todo o mundo, incluindo em Portugal.

O moto mod 5G tem uma bateria adicional de 2.000 mAh e dá continuidade ao conceito de telemóvel modular da Motorola e junta-se a outros módulos que a marca tem vindo a disponibilizar, como o módulo Polaroid que permite imprimir as fotografias diretamente, o gamepad para jogar ou a “coluna” da JBL.

O SAPO TEK está a explorar todos os espaços da Mobile World Congress 2019 e trouxe já as principais novidades e tendências, assim como anúncios de produtos, mas ainda tens mais para contar e pode continuar a acompanhar tudo aqui.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.