Ainda assim, a empresa assegura que no início do próximo ano o mais recente modelo da linha Nexus chega a Portugal. O lançamento insere-se na estratégia de reposicionamento da marca no país.

Com a entrada no universo Google, a Motorola Mobility deixou o mercado português, e também o mercado espanhol. A Espanha voltou há um ano e a Portugal regressa agora, através de uma parceria com a TechData, que vai ficar responsável pela colocação dos produtos no mercado.

O Nexus 6 será o quarto equipamento comercializado pela Motorola no âmbito da nova estratégia. O Moto G, que o TeK já falou, será vendido a partir do dia 15 de novembro. O Moto X e o relógio inteligente da marca chegam às lojas no início de dezembro. O smartphone vai custar 549€ e o smartwatch Moto 360 249€.

Nexus é a linha criada pela Google para smartphones e tablets, que procura refletir todo o potencial do sistema operativo Android e levar ao expoente máximo a integração com os produtos da gigante da Internet.

Para comercializar os Nexus, a Google tem recorrido a várias parcerias com fabricantes. No Nexus 6 juntou-se à Motorola, que já fez parte do grupo, mas que é agora um ativo da Lenovo.

Note-se que a Google tinha indicado que o Nexus 6 chegaria à versão portuguesa do Google Play para pré-reserva no final de outubro, mas a informação não se confirmou. Na loja, continua a estar disponível para pré-reserva apenas o tablet Nexus 9.

A falta de stock para levar o produto a novos mercados estará na origem da alteração de planos da empresa, mas como não são conhecidos os novos planos da Google para o mercado local, nem há um alinhamento ao detalhe entre a estratégia da dona da marca Nexus e da fabricante do modelo, é possível que a Google remarque uma data para vender o produto diretamente em Portugal e que isso aconteça antes de janeiro, mas não é certo que assim seja. Via Google ou via Motorola, os preços para o mercado local ainda não são conhecidos.

Juan Carlos de la Vela, diretor-geral da Motorola Iberia, garante que no próximo ano a empresa conta reforçar o portefólio no mercado local, mas mesmo com os modelos atuais as expetativas para Portugal são elevadas. O responsável acredita que no espaço de um ano conseguirá conquistar uma quota de mercado entre 10 a 15%.

Para conhecer todas as novidades apresentadas pela Motorola veja também: Moto G da Motorola chega a Portugal nos próximos dias.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico