A Samsung vai, em breve, lançar um novo tracker para localizar objetos que tendemos a perder. O novo Galaxy SmartTag Plus vai apresentar algumas melhorias face ao SmartTag lançado no início deste ano.

A diferença em relação à versão anterior é a integração de tecnologia ultra-wideband (UWB), que garante uma localização mais precisa do que o Bluetooth. Graças a esta funcionalidade, o Samsung Galaxy SmartTag Plus consegue também viabilizar um modo de realidade aumentada que lhe permite ver exatamente onde está o objeto que procura. Para aceder a este modo precisará, no entanto, de um smartphone Samsung Galaxy compatível com UWB, como o Galaxy Note 20 Ultra, Galaxy S21 Plus, Galaxy S21 Ultra, ou o Galaxy Z Fold 2.

Na prática, ao invés de ter apenas acesso a um sinalizador abstracto, que é preenchido à medida que se aproxima do objeto, pode abrir a câmara do seu telefone e procurar por uma nuvem de partículas verdes que estará a pairar sobre o sítio de onde o sinal UWB está a ser emitido.

À parte desta característica, o SmartTag Plus funciona tal como o anterior, aproveitando as capacidades Bluetooth dos equipamentos Samsung Galaxy para manter uma rede de localização de objetos.

O sistema é semelhante ao Find My que a Apple criou para o seu ecossistema de aparelhos. Em breve, a empresa vai expandi-lo a equipamentos de outras marcas que podem assim usufruir das suas capacidades para montar redes de localização semelhantes.

Importa referir que com este Galaxy SmartTag Plus a Samsung torna-se na primeira tecnológica a lançar um acessório de localização UWB. Os rumores indicam que a Apple está a trabalhar no dispositivo semelhante, também com funcionalidades de realidade aumentada, embora ainda não exista data de lançamento ou sequer uma confirmação oficial por parte da gigante norte-americana.

O Samsung Galaxy SmartTag Plus chega ao mercado no dia 16 de abril e custará 39,99 dólares, mais 10 dólares do que o SmartTag lançado em janeiro.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.