
A corrida aos smartphones mais finos começou a ser uma tendência desde que a Samsung revelou o Galaxy Edge, mostrado durante o Mobile World Congress no início do ano. Mas rapidamente as principais marcas estão a lançar modelos que desafiam a física, sendo o mais finos possíveis e ainda assim resistentes a eventuais dobras.
Mas há que esclarecer, existem atualmente dois segmentos de smartphones, os convencionais e os dobráveis. Os dobráveis são sem dúvida os mais "magrinhos", sendo o modelo Honor Magic 5 atualmente o mais fino, mas com um ecrã tripartido o Huawei Mate XT é ainda mais "slim". Mas nesta montra, apenas estão a ser chamados os smartphones tradicionais, aqueles que não dobram ou torcem e que estão sempre no nosso bolso. Por isso, quanto mais finos, melhor.
Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia e acompanhe tudo em tek.sapo.pt
Na lista que se segue vai conhecer alguns dos smartphones mais finos disponíveis, outros anunciados que vão chegar em breve ao mercado. A Apple domina, para já a tabela, mas é preciso usar um paclise para tirar a limpo as suas medidas quando comparado com o Spark Slim da TECNO e o Galaxy Edge da Samsung. Mas nem que seja por 0,0001 mm, as marcas estão a usar estas medidas cada vez mais estreitas para garantir o seu “modelo mais fino…” do mercado.
Veja na galeria os smartphones mais finos:
1 - Apple iPhone 17 Air - 5.6 mm
Não foi o primeiro a chegar ao mercado, mas o iPhone 17 Air é, de facto, o mais fino smartphone atualmente no mercado, medindo apenas 5,6 mm. Os engenheiros da Apple conseguiram recriar todos os componentes internos do smartphone para caberem em dimensões “apertadas”. Mas também retirou “gorduras”, tais como o leitor de cartões SIM, adotando apenas eSIM.
Apesar de muito fino, o smartphone tem uma elevada capacidade de reparação, como apontou o iFixit, sobretudo na rápida e simples substituição da bateria. Conta também com uma porta USB-C modular, tornando mais fácil abrir o equipamento e aceder aos componentes interiores, sem danificar elementos mais sensíveis como o seu ecrã.
2 - TECNO Spark Slim - 5,75 mm
Quando a TECNO mostrou o Spark Slim no Mobile World Congress 2025, ainda numa versão protótipo, estaria longe de imaginar que este formato seria a tendência atual. Ainda não existia o Galaxy Edge e o iPhone Air era um rumor. O certo é que este modelo era, até à saída do modelo da Apple, o smartphone mais fino a funcionar, mas agora a fabricante precisa de recuperar e lançá-lo rapidamente para não ficar esquecida. A empresa alegou que a sua produção em massa ainda era muito cara, mas esse problema poderá ter sido já ultrapassado.
O equipamento tem um ecrã AMOLED de 6,78 polegadas, num design curvo nas extremidades. O ecrã tem uma resolução de 1.5K, uma taxa de atualização de 144 Hz e brilho máximo de 4.500 nits. Apesar de muito fino, o módulo fotográfico tem uma inevitável saliência, aumentando a sua espessura nesta área.
3 - Samsung Galaxy Edge - 5,8 mm
A Samsung tem um longo historial de ser a “primeira” em muitos avanços tecnológicos e a criação dos smartphones finos também é um deles, visto ser o primeiro modelo no mercado com estas características. Mede 5,8 mm, mais 0,2 mm que o modelo da Apple, mas apenas 0,05 mm que o Spak Slim e por isso, é arremessado para o terceiro lugar do pódio .
Para quem está com receio sobre a fragilidade do modelo, a Samsung garante que este é robusto, reforçado com a proteção Gorilla Glass Ceramic 2 na parte frontal do ecrã e Gorilla Glass Victus 2 na parte traseira. Conta ainda com uma classificação IP68, a resistência à água e ao pó.
4 - ZTE Nubia Air - 6,7 mm
O Nubia Air da ZTE, que a fabricante chinesa alega ser o mais fino do segmento abaixo dos 300 euros, mede apenas 6,7 mm de espessura. O modelo tem um ecrã AMOLED de 6,78 polegadas e uma resolução de 1,5K, sendo resistente a água e pó com as certificações IP68 e IP69. A sua bateria é de 5.000 mAh.
O design do smartphone assenta num chassis metálico, molduras ultrafinas e cantos suavizados, num elemento ergonómico para que os utilizadores utilizem o equipamento em sessões mais longas de jogo, a captar fotografia ou vídeo. O ecrã AMOLED de 6,78 polegadas oferece uma resolução de 1224x2720 a uma taxa de atualização de 120 Hz. Tem uma cobertura de cor 100% DCI-P3 e brilho máximo de 4.500 nits, tornando-o mais confortável de utilizar em locais com muita luz, como ao sol. Chega ao mercado português no início de outubro.
5 - Infinix Hot 50 Pro+ 4G – 6.8 mm
O modelo da Infinix ainda foi lançado no final de 2024 e apesar de não entrar na categoria dos ultrafinos, continua a ser um smartphone fino com 6,8 mm. É um equipamento elegante, de gama de entrada, com um preço abaixo dos 200 euros. Tem um ecrã AMOLED com 6,78 polegadas, 120 Hz de taxa de refrescamento e 550 nits de brilho (1.300 no pico).
O seu processador é um Helio G100 da MediaTek com oito núcleos. Tem duas câmaras traseiras, uma principal de 50 MP com autofoco e uma de profundidade de 2 MP. A sua bateria é de 5.000 mAh.
6 - Honor 200 Lite – 6.8 mm
Se olhássemos para todos os smartphones no mercado, incluindo os dobráveis, a Honor detém um dos mais finos, o Magic V5. Mas nos modelos convencionais, o Honor 200 Lite mantém-se entre os modelos abaixo dos 7 mm de espessura.
O ecrã do Honor 400 Lite é ligeiramente maior do que o do modelo standard, com uma dimensão de 6,7 polegadas. Ambos são AMOLED e dispõem de uma taxa de atualização até 120 Hz, além de partilharem várias funcionalidades concebidas para proteger a visão. A resolução é de 2412x1080 e o brilho máximo é de 3.500 nits. O smartphone, criado para um público mais jovem, destaca-se pelo modo retrato nas suas câmaras de 108 e 50 MP.
7 - Motorola Moto X70 Air - (a confirmar)
Ainda não tem as dimensões reveladas oficialmente, mas a Motorola (divisão de smartphones da Lenovo) vai entrar neste mercado e o nome Air adicionado do Moto X70 parece deixar claro. As primeiras imagens promocionais já deixam antever o aspecto do smartphone, assim como a aposta da marca na área da IA.
Ao que tudo indica, o smartphone estará equipado com o processador Snapdragon 8 Gen 5, com a Motorola a ser uma das primeiras marcas a implementar a nova geração de chips da Qualcomm. Para já, ainda não existem muitos detalhes oficiais sobre o equipamento. No entanto, espera-se que seja lançado na China no final de outubro
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Porsche estreia carregamento sem fios para elétricos com o novo Cayenne -
App do dia
Ainda se lembra da VSCO? App tem uma nova versão para fotografar com filtros e efeitos em tempo real -
Site do dia
Vagas de calor, incêndios e qualidade do ar com mudanças assinaladas no observatório da Terra -
How to TEK
Saiba como iniciar rapidamente uma conversa de voz num grupo do WhatsApp
Comentários