A Solos já há algum tempo que lança óculos inteligentes com preços razoáveis e esta semana deu a conhecer a sua mais recente aposta: os AirGo Vision, um modelo que integra GPT-4o, mas que também pode utilizar o Claude da Anthropic e o Gemini da Google.

Os novos AirGo Vision são uma evolução dos já conhecidos AirGo 3, que passam a contar com uma câmara, a par dos altifalantes que já existiam no modelo anterior.

Ray-Ban Meta carregam fotografias no Instagram e transmitem música para os seus ouvidos
Ray-Ban Meta carregam fotografias no Instagram e transmitem música para os seus ouvidos
Ver artigo

A câmara pode ser usada juntamente com comandos de voz que remetem para os modelos de IA – especificamente o GPT-4o da OpenAI –, para responder a perguntas a partir das imagens captadas pela câmara.

“Os AirGo Vision com IA fornecem informações em tempo real com base em dados visuais, reconhecendo pessoas e objetos (‘o que estou a ver?’) ou navegando e narrando direções ou pontos de referência (‘dá-me instruções para chegar à Torre Eiffel’)”, escreve a Solos em comunicado, citado pela publicação 9to5google.

Juntamente com os comandos de voz, os utilizadores também podem tirar fotos sem usar as mãos, o que é especialmente conveniente em atividades como cozinhar, em projetos de reforma doméstica, educação e estudos e até mesmo fazer compras. “O que estou a ver e quanto custa?”, “Existe um preço melhor noutro lugar?” são perguntas que podem ser feitas. A IA de serviço também pode resumir essas atividades para melhorar a organização e assistência, garante a Solos.

Clique nas imagens para mais detalhe

Juntamente com o GPT-4o, os AirGo Vision também podem usar o Claude da Anthropic e o Google Gemini – embora não se perceba se as tecnologias se aplicam igualmente à combinação com a câmara, como acontece com o modelo de IA da OpenAI.

Além da IA, da câmara e dos altifalantes, os óculos têm uma luz LED que liga às notificações do telefone, algo que pode ser útil tanto em ambientes silenciosos como com barulho de fundo, nota a fabricante.

Veja o vídeo

Uma das maiores apostas diferenciadoras da Solos para o seu novo modelo é a flexibilidade em oferecer a opção de ter o modelo sem câmara, quando não é necessária, mas também alternar entre óculos com lentes transparentes ou óculos de Sol.

Está previsto que os AirGo Vision cheguem ao mercado norte-americano durante este mês de julho, não havendo previsão quanto a outros mercados. Os preços deverão começar nos 249 dólares ainda para a versão sem câmara. As armações adicionais têm um custo de 89 dólares.