Em junho, a empresa liderada por Mark Zuckerberg já tinha dito que teria mais novidades sobre o Meta Quest 3 para a próxima edição do evento Meta Connect. O prometido foi cumprido, apesar de alguns problemas técnicos que acabaram por atrasar o evento online.
A Meta está "all in" na realidade mista, com o objetivo de dar aos utilizadores a oportunidade de interagirem com objetos virtuais num espaço físico, em experiências imersivas, que, nas palavras do responsável, combinam estas duas realidades de forma mais harmoniosa.
A acompanhar o headset em si há uma biblioteca de apps e jogos para experimentar e que aproveitam as capacidades de desempenho reforçadas do processador do chipset Snapdragon XR2 Gen 2 integrado no equipamento, desenvolvido em parceria com a Qualcomm.
Clique nas imagens para recordar o Meta Quest 3
Segundo a tecnológica, o chip permite o dobro do desempenho gráfico em comparação com a anterior geração de headset. Além de lentes tipo "panqueca", o Meta Quest 3 dispõe de câmaras duplas RGB de 4 MP e de um sensor de profundidade.
O headset tem um perfil ótico 40% mais fino do que o Meta Quest 2 e o Infinite Display conta com resolução 4K+, com 25 pixels por ângulo e 1.218 pixels por polegada. Recorde-se que os comandos que acompanham o headset foram também redesenhados, com a Meta a optar por um design mais simples e ergonómico, passando a contar com tecnologia háptica TruTouch.
Para lá do entretenimento, as ferramentas de trabalho não estão esquecidas e, no próximo mês, a empresa vai lançar o Meta Quest for Business, uma versão do headset concebida especialmente para o mundo empresarial.
O Meta Quest 3 estará disponível a 10 de outubro num conjunto de mercados selecionados por um preço de 499,99 dólares, pela versão com 128 GB de armazenamento interno, e de 649,99 dólares pela versão com 512 GB. O headset estará disponível nos países onde o Meta Quest 2 é suportado, numa lista onde Portugal não está incluído.
Mas não é tudo: a Meta revela também uma nova geração de óculos inteligentes, seguindo a sua parceria com a EssilorLuxottica. A mais recente geração dos óculos que juntam a gigante tecnológica e a Ray-Ban contam com câmaras e capacidades áudio melhoradas, além de disporem de mais de 150 combinações diferentes entre lentes e armações.
Os novos óculos incluem ainda capacidades suportadas por IA e suportam a realização de transmissões ao vivo. No interior há espaço para a plataforma Snapdragon AR1 Gen1 da Qualcomm, concebida para uma melhor qualidade no processamento de fotos e vídeo.
Segundo a Meta, esta geração de óculos inteligentes estará disponível a partir do dia 17 de outubro, num conjunto de 15 países selecionados, por um preço de 299 dólares. Os óculos estarão disponíveis nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Irlanda, França, Itália, Espanha, Áustria, Bélgica, Austrália, Alemanha, Suécia, Noruega, Finlândia e Dinamarca.
Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação relativa à disponibilidade do Meta Quest 3 e da nova geração de óculos inteligentes da Meta. (Última atualização: 17h00; 12/10/23)
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