Está a decorrer o Mobile World Congress Shangai, e muitas marcas estão a revelar novos dispositivos e tecnologias mobile. Nas últimas semanas tanto a Oppo como a Xiaomi revelaram, em forma de teasing, futuros smartphones cuja câmara fotográfica encontra-se debaixo do ecrã, dispensando qualquer notch, bezel, painel deslizante, buracos ou ranhuras para a albergar. A Oppo mostrou oficialmente a sua proposta, colocando a câmara escondida debaixo do ecrã, como já havia sido feito com os sensores de impressões digitais.

A Oppo tem vindo a experimentar diferentes soluções para “esconder” ou minimizar a presença da câmara, mas é agora a primeira fabricante a demonstrar a tecnologia do sensor selfie debaixo do display durante uma conferência no certame.

Segundo o Engadget, a empresa explicou que o smartphone utiliza um ecrã com um material transparente que funciona com uma estrutura redesenhada de pixéis, para que a luz passe pelo sensor da câmara. É ainda referido que o sensor é mais largo do que o habitual, com um maior obturador. E a área do ecrã onde está a câmara continua a funcionar como ecrã tátil, sem comprometer a qualidade.

A empresa revelou ainda que, considerando que ter um ecrã frente ao sensor da câmara diminui a qualidade da fotografia, está a desenvolver algoritmos para refinar o hardware de forma a minimizar as contrapartidas negativas do sistema. A Oppo salienta, no entanto, que a qualidade já está a par da maioria das câmaras dos smartphones no mercado.

No entanto, no que diz respeito a datas de lançamento para os primeiros produtos com a nova tecnologia, a fabricante chinesa não se compromete, referindo que chegará “num futuro próximo”.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.