Como é habitual muitas das novidades dos novos smartphones da OnePlus foram sendo reveladas ainda antes do lançamento, na altura em que a marca chinesa continua a atrair muitos fãs. A transmissão online do evento começou às 16h e o SAPO TEK acompanhou tudo em direto para trazer as principais novidades.

Desta vez não há filas à porta, nem audiência, nem portas que se abrem, mas este é um modelo que já se começa a tornar normal com as restrições impostas pela COVID-19. Ryan Fenwick, responsável pela área de comunicação da OnePlus, garantiu porém que a empresa não ia fingir que tinha o auditório cheio, até porque o que sabe fazer bem é envolver a comunidade e por isso tem os fãs em casa, em segurança, "colados" ao ecrã.

As conquistas da empresa que só tem 6 anos de vida, mas que tem já muitos marcos a assinalar, abriram as cerimónias, incluindo o lançamento dos primeiros modelos 5G nas primeiras redes no Reino Unido, e também a parceria com a T-Mobile nos Estados Unidos .

"A OnePlus está 'all in' no 5G e hoje traz a prova disso com o lançamento do OnePlus 8", afirmou. O OnePlus 8 Pro é o mais poderoso smartphone da marca e ao mesmo tempo "lindo de se pegar", diz Ryan Fenwick, que lembra a ligação que temos com os smartphones e "o sentimento de memória" que traz às nossas mãos, numa aposta no toque aveludado.

Para mostrar que ouviu os pedidos dos utilizadores, a OnePlus garante no OnePlus 8 Pro a certificação do smartphone com IP68, mas também o "melhor ecrã do universo ", num display AMOLED com 6,78 polegadas e taxa de refrescamento de 120 Hz, 3168x1440 QHD+. E para que isso resulte numa melhor experiência a OnePlus acrescenta um "toque" de software que torna os videos ainda mais fluídos.

A câmara é o trunfo seguinte da OnePlus, com o maior sensor já integrado num modelo da marca, e a primeira combinação quad camera com tecnologia Sony. O sensor principal do OnePlus 8 Pro tem 48 MP, e há ainda uma câmara Ultra Wide com 48 MP, e uma telefoto com zoom 3X analógico e 30x de zoom digital. Para vídeo conta com uma combinação entre OIE e EIS, mas também melhorias na captura de áudio com três microfones com Audio Zoom.

No interior está o processador Snapdragon 865, RAM até 12 GB, UFS 3.0 e suporte para Wi-Fi 6. Para quem gosta de jogar a OnePlus adicionou vibração haptica 2.0 e speakers stereo Dolby Atmos.

Ryan Fenwick destaca também a bateria de 4510 mAh com modo de carregamento Warp Charge 30T e possibilidade de carregamento rápido sem fios.

O software Oxygen OS foi também otimizado, com mais de 200 mudanças e melhorias do Dark Mode. O responsável de relações públicas da empresa chinesa mostra que está de boas relações com o mundo tecnológico norte americano: um acordo com a Google e com a Amazon dá acesso a mais espaço na cloud da empresa norte americana (100 GB) e integração mais direta com a assistente digital Alexa.

OnePlus 8, um modelo mais "compacto"

O modelo "base" do OnePlus 8 é mais compacto para quem quer um smartphone pequeno, mas sem sacrificar a performance e o design. "Os utilizadores querem tudo e merecem tudo", afirma Ryan Fenwick. O ecrã AMOLED de 6,55 polegadas consegue ser mais fino do que os vários modelos do iPhone 11, com 8mm, e com cantos arredondados. E só pesa 180 gramas, fazendo dele um dos mais leves topo de gama do mercado.

O sistema de câmaras é mais modesto, com uma configuração tripla, vídeo 4K e estabilização OIS e EIS, mas menos megapixels no total dos sensores. A câmara principal tem um sensor de 48 MP, mas a Ultra Wide só tem 16 MP.

De resto partilha muitas características com o "irmão mais velho", incluindo o processador Snapdragon 865 e o suporte 5G. A bateria tem uma capacidade de 4.300 mAh e a mesma possibilidade de carregamento rápido Warp Charge 30T, mas sem carregamento sem fios.

A grande aposta no 5G e no mercado norte americano

"A nossa missão é trazer o 5G a mais pessoas", afirma Ryan Fenwick, sublinhando que os dois modelos suportam a nova geração de redes móveis e passando a palavra a Pete Lau, fundador e CEO da OnePlus, que anunciou que a marca vai entrar na rede da Verizon, o operador norte americano, com um modelo customizado especialmente para a empresa.

"O 5G é e continuará a ser uma prioridade para a OnePlus", reforçou.

Ainda antes de revelar os preços, é a vez dos acessórios, com os auriculares Bullets Wireless Z, que dão 10 horas de som com apenas 10 minutos de carga, e as capas sandstone.

O preço dos novos OnePlus começa nos 699 dólares para o OnePlus 8 e chega aos 999 dólares para o One Plus 8 Pro, com 256 GB de armazenamento e 12 GB de RAM.

As pré-vendas começam já hoje na Europa, mas os smartphones só chegam às lojas a 21 de abril. Nos Estados Unidos é uma semana mais tarde, a 29 de abril.

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.