A semana que agora termina foi semana de conhecer os smartphones mais poderosos do mercado e com melhor desempenho nos testes da plataforma de benchmarking da Antutu. O SAPO TEK já tinha detalhado a lista dos 10 mais poderosos de outubro entre os modelos topo de gama para Android, completamente dominada por marcas chinesas. Também é lá que é feita a análise e neste ranking em concreto o mercado de referência é o local, razão pela qual alguns modelos já figuram na lista sem sequer ainda estarem à venda no mercado europeu. É o caso do OnePlus 13 que lidera a tabela dos mais poderosos de outubro, na divisão dos topo de gama.

Top dos 10 smartphones mais poderosos de gama média 

Olhando agora para o campeonato logo a seguir, a primeira nota é que a OnePlus também aqui conseguiu a liderança. No mês que passou a melhor pontuação da análise foi para o OnePlus Ace 3V, acelerado pelo Snapdragon 7+ Gen 3 e já com posição consolidada no primeiro lugar da tabela. Com 12GB de RAM e 512 GB para storage, o modelo conseguiu 1,398,811 pontos e volta a liderar o ranking dos modelos de gama média alta mais potentes do mercado chinês em outubro.

Na segunda posição da tabela surge a Realme, com o GT Neo 6 SE, a utilizar o mesmo chipset que o OnePlus Ace V3. Somou 1.375.304 pontos. Nas posições seguintes continuam o Redmi K70E com GPU Dimensity 8300-Ultra da Mediatek, o Realme GT Neo 5 SE e o Note 12 Turbo, também com processadores Snapdragin 7+ da Qualcomm mas de segunda geração.

Já na segunda metade da tabela é possível encontrar o iQOO Z8, iQOO Neo7 SE, OnePlus Ace, Redmi Note 12T Pro e o OPPO K10 5G, lançado ainda em 2022.

Antutu -ranking smartphones de gama média na China
Antutu -ranking smartphones de gama média na China créditos: Antutu

Se quiser usar as análises da Antutu como referência para as próximas compras de Natal, note que no caso deste ranking em particular, como o mercado de referência é o chinês há vários modelos que ainda não chegaram a Portugal, ou não vão mesmo chegar.

Note também que neste segmento o ritmo de inovação parece não seguir à mesma velocidade que no topo da pirâmide e só os três  modelos melhor classificados na análise de outubro chegaram ao mercado este ano, mas já há alguns meses. Todos os outros já foram anunciados e em alguns casos mesmos lançados em 2022 e 2023.