O ano ainda agora começou, mas a OnePlus já desvendou mais uma novidade esta semana, desta vez sobre a próxima geração de ecrãs dos smartphones. Depois de a empresa ter lançado em 2019 o OnePlus 7T Pro com um ecrã a 90 Hz e de ter atualizado o modelo, promete novos displays para 2020, agora a 120 Hz, que pretendem ser mais brilhantes, responsivos e precisos.

O anúncio foi feito pelo CEO da fabricante chinesa, Pete Lau, numa publicação desta segunda-feira, onde o representante da OnePlus desvenda algumas características da próxima geração de ecrãs da marca. É já este ano que os utilizadores poderão ver pelos seus próprios olhos o novo ecrã, que, à semelhança do que aconteceu no caso do ecrã para o OnePlus 7T Pro, o 2K+ 90 Hz Fluid Display, contou com a colaboração da Samsung Display.

"Estamos a projetar o painel de ecrã a 120Hz mais avançado na indústria", garante o CEO da OnePlus

De acordo com Pete Lau, o ecrã AMOLED recorre à "ultima geração de materiais orgânicos emissores de luz", com um brilho máximo de 1.000 nits e com uma "esperança média de vida mais longa". Para além disso, a empresa garante também uma experiência responsiva ao toque bastante melhorada. A equipa de investigação e desenvolvimento da OnePlus desenvolveu ainda uma solução que permite aumentar a renderização de um único frame em 7%.

Reprodução de vídeos “sem precedentes”

Após inúmeras otimizações no sistema, muitas das apps poderão agora aproveitar este update. No entanto, o CEO garante que no caso dos vídeos há um obstáculo adicional, com muitos conteúdos a serem produzidos em 24fps ou 30fps, sendo uma pequena parte gravada em 60 fps.

Para resolver este problema a fabricante chinesa está a incluir a tecnologia MEMC no ecrã, para apresentar resultados de "uma reprodução de vídeo mais suave". A tecnologia, disponível em televisores, recorre a ajustes de algoritmos em tempo real para adicionar frames adicionais num arquivo de vídeo. Desta forma, é possível que um conteúdo gravado em 24fps ou 30fps seja reproduzido em 60fps ou até mesmo 120fps.

CES 2020: já há imagens do protótipo de smartphone com “câmara invisível” da OnePlus
CES 2020: já há imagens do protótipo de smartphone com “câmara invisível” da OnePlus
Ver artigo

O CEO da OnePlus fala ainda num ecrã com a capacidade de suportar até mil milhões de sombras de cor, o que pode ser bastante apelativo para designers, fotógrafos e criadores de conteúdos. Peter Laus fala mesmo numa capacidade superior em 64 vezes relativamente aos principais smartphones, oferecendo aos utilizadores gradientes de cor "mais completos e naturais".

Outra novidade é também a integração de um equipamento de calibração automática, num ecrã que se enquadra no compromisso da marca “Fast and Smooth”. Sem avançar datas concretas, o CEO garante que a empresa “mal pode esperar que os utilizadores o experimentem”.

O anúncio surge depois de na semana passada a fabricante chinesa ter levado o protótipo de smartphone com "câmara invisível" e "tecnologia de color-shifting glass" até à edição de 2020 da CES. A câmara é invisível devido a uma alternância da cor do vidro electrocrómico, de colorido para opaco, permitindo que o OnePlus oculte as lentes do smartphone sem usar qualquer mecanismo físico.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.