A Oppo já tinha apresentado vários protótipos e visões para a evolução dos ecrãs dobráveis, flexíveis e extensíveis, entre os quais o OPPO X 2021 que o SAPO TEK teve oportunidade de experimentar, mas o Oppo Find N, que foi hoje revelado, é o primeiro que vai chegar às lojas. O novo modelo tem um formato semelhante ao Samsung Galaxy Fold mas a Oppo desenvolveu algumas inovações que podem fazer a diferença.
Numa pré apresentação reservada a alguns jornalistas, Arne Herkelmann, responsável pela gestão de produto da Oppo para a Europa Ocidental, explicou que são 4 anos de trabalho e seis gerações de dispositivos que deram à marca mais experiência na área dos dobráveis. “Nunca lançámos os produtos porque não eram suficientemente interessantes ou não garantiam os níveis de qualidade”, sublinhou.
O Oppo Find N materializa a inovação que tem vindo a ser desenvolvida e é considerado pela empresa uma evolução no conceito dos smartphones, garantindo uma usabilidade completa quando fechado, mas alargando o ecrã para tarefas mais ligadas ao multimédia quando está aberto.
"Com o OPPO Find N, visamos alterar as perceções dos consumidores sobre o que um smartphone pode oferecer e começar a tornar os dispositivos dobráveis mais acessíveis a um público ainda maior”, defende Pete Lau, Chief Product Officer da OPPO.
“Novos fatores de forma permitem antever uma nova e fantástica era na tecnologia de smartphones. A OPPO investiu tempo e esforços significativos no desenvolvimento de uma versão otimizada do atual smartphone dobrável, experimentando uma série de fatores de forma, sistemas de articulações, materiais de ecrã e formatos, criando um novo dispositivo que satisfaz as necessidades de mais utilizadores", justifica o executivo que esteve na base do desenvolvimento deste novo equipamento, citado em comunicado.
Clique nas imagens para ver mais detalhes do Oppo Find N
O novo smartphone tem um design semelhante ao Samsung Galaxy Fold mas é mais compacto. “Queríamos ter um bom ‘hand feel’, um smartphone compacto que se transforma num ecrã grande de forma fácil”, explicou Arne Herkelmann.
No novo smartphone a Oppo focou o desenvolvimento na mecânica de dobra, com o Flexion Hinge, na qualidade do ecrã interior, que designa como Serene Display, e na inovação do software para que seja mais fácil de aproveitar a dimensão do Oppo Find N quando está aberto.
De 5,49 para as 7,1 polegadas e abertura “acrobática”
Quando fechado o telefone tem um ecrã de 5,49 polegadas, com um formato de 18:9, e é mais pequeno e compacto do que o topo de gama Find X 3 da marca, em altura. Mas é naturalmente mais espesso, juntando os dois ecrãs, e por isso tem 15,9 mm de espessura quando fechado e 8mm quando aberto, ou 7,8 mm se não se considerar o ressalto da câmara
É quando aberto que se revela um ecrã de maior dimensão, com 7,1 polegadas e um display que a marca designa como Serene, um ecrã LTPO com uma taxa de refrescamento de 120 Hz e 1000 nits de brilho, numa resolução Full HD Plus.
Veja o Oppo Find N em ação
A Oppo garante que a forma como está construído o ecrã interior é um dos principais diferenciadores para os smartphones dobráveis. Foram criadas 13 camadas estruturais no display que está coberta com uma camada ultrafina de vidro, Flexion UTG , sem apresentar dobras visíveis. Arne Herkelmann sublinhou que o ecrã foi testado pela TUV+ para garantir a qualidade em mais de 200 mil dobragens.
O sistema de dobragem, o Flexion Hinge, é apontado como robusto e impondo menos “vincos” do que os modelos da concorrência, e na apresentação o Oppo Find N parece de facto muito mais “liso” no ecrã interior, mas esta é uma questão que só vamos conseguir validar quando o pudermos usar.
Com este sistema de abertura a Oppo consegue também que o novo smartphone consiga adaptar posições de abertura mais “acrobáticas”, não estando limitado aos ângulos de 90 graus e posicionando-se em ângulos de 50 a 120 graus, como os notebooks, o que pode ser útil em algumas situações.
Na traseira há um sistema de câmara triplo, semelhante a outros modelos da marca mas num arranjo diferente do Oppo Find 3, tem um sensor principal de 50 MP Sony IMX 766, uma lente ultra grande angular de 16 MP e uma teleobjetiva de 13 MP. Todo o exterior do smartphone está coberto com Gorilla Glass Victus para maior durabilidade e resistência.
Por dentro há um processador Qualcomm Snapdragon 888, com 12 GB de RAM e 512 GB de armazenamento, e uma bateria de 4500 mAh com carregamento de 33 W com tecnologia SuperVOOC que a empresa diz que pode carregar 55% em 30 minutos e 100% em 70 minutos.
O novo smartphone vem com o Color OS 12 instalado, baseado no Android 11, mas a Oppo fez algumas mudanças para adaptar a utilização ao tamanho do ecrã, e também aumentando as funcionalidades de uso para quando o telemóvel for usado em "modelo de notebook", pousado numa superfície e meio aberto. "Adaptámos a área de vídeo, música e aplicação de notas", afirmou o responsável da Oppo.
O smartphone vai estar disponível em três cores, branco, preto mate e lilás, a cor do ano. O novo modelo fica disponível na China a partir de 23 de dezembro e o preço do Find N vai ser de 1.073€ para a versão de 8GB + 256GB e de 1.255€ para a versão de 12GB + 512GB, mas estes são valores indicativos porque não há confirmação de que o equipamento vai chegar aos mercados internacionais.
Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação. Última atualização 12h07
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Câmara Osmo Action 5 Pro da DJI tem novo sensor, mais autonomia e ecrãs maiores -
App do dia
Whee: uma nova rede social tipo Instagram criada pela equipa do TikTok -
Site do dia
Markable é um motor de pesquisa desenhado para marcadores de endereços de internet -
How to TEK
Descubra mais informação sobre uma imagem através do Google Lens
Comentários