Já chegou ao mercado português a nova família de smartphones da Oppo, a série Find X5, prometendo “agitar” as águas no campo da fotografia. Isso deve-se não só à parceria com a Hasselblad para o desenvolvimento das câmaras fotográficas, como a introdução da sua unidade de processamento neural (NPU) MariSilicon X.
Esta tecnologia foi introduzida para processar os dados captados através do sensor Sony IMX 766 de 50 MP. A empresa salienta que o MariSilicon X se destaca pela capacidade de gravar vídeo 4K em ambientes noturnos com qualidade HDR. Falou ainda das capacidades multi-frame RAW do MariSilicon X, capaz de combinar múltiplas imagens, neste caso cinco frames RAW no modo Pro, de diferentes exposições para compor a imagem.
O Find X5 tem dois sensores de 50 MP, um deles é ultra grande angular com 110 graus de campo de visão e a outra lente é uma angular. Tem uma terceira lente telecâmara de 13 MP, com uma abertura de obturador de f/2.4. O módulo alberga também um estabilizador de imagem OIS de cinco eixos. Quanto à câmara selfie, o sensor é de 32 MP, igualmente alimentando pelo MariSilicon X. Este tem funcionalidades que ajudam o utilizador a melhorar a imagem, ideal para quem grava vlogs, por exemplo.
O design dos equipamentos foi outra prioridade para a fabricante, introduzindo materiais como cerâmicas em preto e branco. Um modelo com um corpo curvo feito através de uma única peça de vidro orgânico. O seu módulo foi inserido na sua traseira sem utilizar linhas adicionais.
Veja na galeria imagens do Oppo Find X5:
Para tal, o corpo do smartphone foi maturado a 1.000º C durante 168 horas. O resultado é uma superfície que a fabricante diz ser resistente a riscos até 1.200 HV. O smartphone apresenta-se assim ainda mais robusto que os modelos anteriores, pronto para todos os “perigos” do dia-a-dia. Por fim, para elevar a resistência do smartphone, este está equipado com a tecnologia Corning Gorilla Glass Victus.
No interior do smartphone está o processador topo de gama da Qualcomm, o Snapdragon 8 Gen 1, ajudado pelo GPU Adreno 730. A versão Pro tem 12 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno. Tem certificação IP68 e leitor de impressões digitais sob o ecrã.
O equipamento tem um sistema de refrigeração produzido em grafeno, capaz de distribuir o calor pela superfície. É ainda ajudado pela câmara de vapor, que refresca igualmente a bateria de 5.000 mAh. A Oppo promete uma bateria com o dobro de esperança de vida, através dos seus 1.600 ciclos de carga, contando com um motor inteligente para monitorizar a bateria.
A acompanhar o smartphone, a tecnologia SuperVOOC de 80 W promete restaurar 50% da autonomia em 12 minutos. Tem ainda um carregamento rápido AirVOOC de 50 W capaz de carregar 100% da bateria em 50 minutos, segundo a fabricante.
Quanto a preços, o Oppo Find X5 Pro 5G começa nos 1.299 euros, disponível em branco cerâmico e preto esmalte. O Find X5 5G foi lançado em preto e branco a começar nos 999 euros. Por fim, a versão Lite do equipamento, igualmente suportado por 5G, começa nos 549 euros, disponível em cores azul estelar e preto estrelado.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários