Depois de ter lançado em 2021 o Oppo Find X3 Pro 5G, a fabricante afirmou que o seu produto teve bastante sucesso, muito graças às suas linhas de design. Destaca a “impossible curve” das suas formas, um modelo com um corpo curvo feito através de uma única peça de vidro orgânico. O seu módulo foi inserido na sua traseira sem utilizar linhas adicionais. As suas "curvas" foram mesmo citadas na famosa revista de moda Vogue, salientou a fabricante. Em termos tecnológicos, o seu sistema de câmara dupla foi bem-recebida pelo público, numa estratégia de oferecer dois sensores idênticos.

O novo smartphone, o Oppo Find X5 Pro segue a mesma filosofia estética, destacando-se a parceria de desenvolvimento das câmaras com a Hasselblad. O seu design herda o ADN do design da linha Find, utilizando materiais como cerâmicas em branco e em preto. A empresa diz que o corpo foi maturado a 1.000º C durante 168 horas. O resultado é uma superfície que a fabricante diz ser resistente a riscos até 1.200 HV. O smartphone apresenta-se assim ainda mais robusto que os modelos anteriores, pronto para todos os “perigos” do dia-a-dia. Por fim, para elevar a resistência do smartphone, este está equipado com a tecnologia Corning Gorilla Glass Victus.

Veja na galeria as imagens dos smartphones Oppo Find X5

O seu módulo da câmara elevou o seu design, sendo inserido numa espécie de cratera de 75º no próprio corpo do smartphone, sem utilizar mais acessórios ou aros de separação. A câmara parece mesmo inserida com precisão no chassis. Este ângulo permite segurar o smartphone sem que o dedo indicador toque na lente, demonstrou a fabricante.

Tem um ecrã de 6,7 polegadas com uma resolução WQHD+, com taxa de refrescamento dinâmica até 120 Hz e um pico de brilho de 1.300 nits. Tem um touch sample dinâmico até 1.000 Hz e suporte a 10 bit de cor e HDR10+.

Quanto às câmaras em si, a Oppo introduz no mercado o seu próprio processador de imagem, o MariSilicon X, confirmando-se assim a informação anterior de que este seria o smartphone a estrear a nova tecnologia. É possível gravar vídeo 4K em ambientes noturnos, tem um sinal de processador de imagem de 20 bits. Pelo vídeo de comparação, gravar um vídeo noturno com o novo processador MariSilicon X oferece uma imagem mais clara e definida, com redução de ruído. A marca explica que o processador “espalha” o ruído para oferecer uma imagem mais agradável e com melhor reprodução de cores.

Além do novo processador, a Oppo destaca as suas duas câmaras primárias, produzidas em parceria com a Hasselblad. Ambos os sensores têm 50 MP, um deles é ultra grande angular com 110 graus de campo de visão e a outra lente é uma angular. Tem uma terceira lente telecâmara de 13 MP, com uma abertura de obturador de f/2.4. O módulo da câmara é descrito como “enorme”, dentro do corpo do smartphone, porque alberga também um estabilizador de imagem OIS de cinco eixos. Tem três graus de compensação de trepidação. A fabricante diz ainda que as suas lentes melhoram as cores e compensam até 77% as imperfeições cromáticas.

Oppo Find X3 Pro 5G

A experiencia da Hasselblad garante a captação de imagens mais radiantes e cristalinas, nos mais variados cenários, refere a Oppo. A tecnologia Hasselblad XPAN permite recriar uma experiência “vintage”, das paisagens emblemáticas de outras eras fotográficas. O modo Pro garante acesso a mais definições e definição da velocidade do obturador.

Quanto à câmara selfie, o sensor é de 32 MP, igualmente alimentando pelo MariSilicon X. Este tem funcionalidades que ajudam o utilizador a melhorar a imagem, ideal para quem grava vlogs, por exemplo. A câmara tem IA que deteta quando o utilizador está a ler algo no ecrã e mantém a imagem ligada. Garante ainda mais 60% de luz que os anteriores modelos, mais texturas e detalhes também.

Para alimentar o smartphone, no interior está o processador Snapdragon 8 Gen 1 da Qualcomm, ajudado pelo GPU Adreno 730. O equipamento tem um sistema de refrigeração produzido em grafeno, capaz de distribuir o calor pela superfície. É ainda ajudado pela câmara de vapor, que refresca igualmente a bateria.

O smartphone promete usar as mais recentes antenas para captar 5G, além de suportar Dual-SIM para cartões 5G. A sua antena garante a cobertura 360 do smartphone, mediante a forma como utiliza ou pega no equipamento. É ainda alimentado por uma bateria de 5.000 mAh, ajudado por um motor inteligente de monotorização da sua saúde. A empresa promete 1.600 ciclos de carga, ou seja, o dobro da duração de vida da bateria face aos anteriores.

A acompanhar o smartphone, a tecnologia SuperVOOC de 80 W promete restaurar 50% da autonomia em 12 minutos. Tem ainda um carregamento rápido AirVOOC de 50 W capaz de carregar 100% da bateria em 50 minutos. É compatível com outros sistemas de carregamento wireless rápidos. O novo Oppo Find X5 Pro 5G tem 12 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno. Tem certificação IP68 e leitor de impressões digitais sob o ecrã.

Já o modelo Oppo Find X5 é um pouco diferente no seu design. É alimentado por um processador Qualcomm Snapdragon 888, tem 8 GB de rAM e 256 de armazenamento interno. É um smartphone igualmente 5G. Ambos os modelos usam ColorOS 12.1 baseado em Android 12. Tem um ecrã AMOLED de 6,55 polegadas igualmente a 120 Hz. Também usa os mesmos sensores da traseira e tecnologia MariSilicon. Os detalhes das câmaras são ligeiramente diferentes, diz a marca, mas os sensores têm a mesma capacidade.

Quanto aos preços, o Oppo Find X5 Pro 5G chega ao mercado a partir de 1.299 euros em cores branco cerâmico e preço esmalte. O Oppo Find X5 5G vai começar nos 999 euros em versões preto e branco. Por fim, a versão Lite do smartphone, que terá cores Azul Estelar e Preto Estrelado, começa nos 549 euros.

Os smartphones estão previstos chegar no final de março. A sua campanha de pré-compra começa no dia 4 de março até ao dia 20 e oferece alguns extras dependendo do modelo adquirido. Se optra pelo Pro 5G recebe o Oppo Enco X, um Oppo Watch Free, um carregador wireless AirVOOC e uma campa em kevlar. O modelo 5G tem as mesmas ofertas exceto o carregador wireless. Já o Lite 5G conta com a oferta do Poop Enco Free2, o Oppo Band Sport e uma capa protetora.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.