Não passaram seis meses depois do lançamento global do Oppo Reno12 e a fabricante já tem o sucessor previsto para o dia 25 de novembro, para já no mercado chinês. Não foram avançados muitos detalhes técnicos do equipamento, mas já se conhece o seu design. A inteligência artificial vai manter-se como um dos focos do equipamento, segundo a página de pré-reserva já disponível.

O Reno13 conta com uma versão standard e uma Pro, ambos com um design moderno, com molduras finas. Na versão Pro, o ecrã conta com uma curvatura, ao passo que o standard tem um display direito, com molduras um pouco mais largas. O Reno13 terá um ecrã com 6,59 polegadas e o Reno13 Pro tem um tamanho um pouco maior, com 6,83 polegadas.

Veja na galeria imagens do Oppo Reno13:

Os dois modelos contam com um módulo de três câmaras, num novo design. No modelo anterior, as três câmaras foram alinhadas na vertical, mas o novo design apresenta os dois principais sensores maiores neste mesmo formato, mas tem um menor ao seu lado. Espera-se que as câmaras ofereçam uma melhor performance, sobretudo em ambientes com baixa iluminação, assim como nos modos moldura. A fabricante não partilhou os detalhes sobre os sensores do smartphone.

O smartphone está disponível em diferentes configurações de memória, com 12 ou 16 GB de RAM e até 1 TB de armazenamento interno para a versão Pro.

Os novos modelos apresentam novas cores roxas (Butterfly Purple) e está a ser promovido por uma jovem artista chinesa, Yuqi, compositora e parte da banda feminina sul-coreana I-dle, aponta o GSM Arena. De recordar que esta linha é normalmente orientada para um público mais jovem que procura conjugar designs elegantes com funcionalidades avançadas e ainda assim ter acesso a equipamentos mais acessíveis.

De recordar que o anterior Reno12 apresentou diversas funcionalidades de inteligência artificial generativa, muitas delas também vão ser lançadas no Find X8 que será revelado esta semana. As funcionalidades de IA pretendem ajudar os utilizadores a libertar a criatividade e produtividade dos utilizadores.

Uma das é o AI Eraser, uma ferramenta que facilita a remoção de elementos indesejáveis numa fotografia. O sistema da Oppo permite detetar mais de 120 categorias de objetos, incluindo animais, instrumentos e outros. Também pode ser utilizado em reverso, preenchendo espaços vazios da fotografia. A Oppo afirma que a funcionalidade tem uma média de utilização de 15 vezes por pessoa diariamente. Espera-se que no novo equipamento estas funcionalidades de IA sejam ainda mais avançadas.