O governo dos Países Baixos anunciou uma lei que proíbe a utilização de smartphones nas escolas, mais concretamente nas salas de aulas, com o objetivo de diminuir a interferência dos equipamentos na aprendizagem dos alunos. “Mesmo pensando que os smartphones estejam interligados às nossas vidas, estes não pertencem à sala de aula”, disse o Ministro de Educação dos Países Baixos, Robbert Dijkgraaf, citado pela BBC.
O ministro acrescenta que os estudantes têm de ter a capacidade de se concentrar nas aulas e terem todas as oportunidades para aprenderem bem. "Sabemos com base em investigação científica que os equipamentos mobile criam disrupção".
Não foram apenas os smartphones proibidos na sala de aula, como também outros equipamentos eletrónicos, como os tablets e smartwatchs que estão incluídos na "lista negra". O governo afirma ainda que cada escola, de forma individual, terá de acordar as regras exatas com os professores, pais e estudantes, incluindo a possibilidade dos equipamentos serem completamente banidos das escolas.
As regras vão ser analisadas no final do ano letivo 2024/25, para ver o efeito prático das proibições ou se é necessário introduzir novas medidas legais.
A BBC salienta que além dos Países Baixos, também a Finlândia tinha tomado uma decisão semelhante na semana passada. O governo do país disse que poderia mudar a lei para tornar mais fácil a restrição de utilização de smartphones nas escolas. Reino Unido e França também já apresentaram propostas para proibir os equipamentos na sala de aula.
Em Portugal, o Bloco de Esquerda já apresentou uma proposta para que as escolas limitem o uso de smartphones aos períodos de intervalo para os alunos nos primeiros níveis de ensino, pretendendo que o Governo emita orientações sobre a utilização saudável da tecnologia em ambiente escolar. E também foi criada a petição "Viver o recreio escolar, sem ecrãs de smartphones!”, assinada até ao fecho desta notícia por 18.232 pessoas.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Fortnite toma de assalto Counter-Strike 2 e Valorant com o novo modo Ballistic -
App do dia
Nintendo Music traz 40 anos de bandas sonoras dos jogos para o smartphone -
Site do dia
Europa Clipper inspira nova banda desenhada sobre astrobiologia da NASA -
How to TEK
Mude o assistente do Waze para a vozes do Venom e Eddie Brock
Comentários