Era a novidade pela qual muitos portugueses sonhavam já há largos meses: a chegada dos dispositivos Nexus à loja de serviços e conteúdos da Google. Além da facilidade de compra e da liberdade assegurada - como não estar vinculado a um operador -, é no factor "preço" que está a melhor surpresa.

A Google sempre teve uma prática agressiva de venda no Google Play. Enquanto em Portugal o Nexus 4 só era possível encontrar em cadeias de retalho por preços acima dos 400 euros, na loja da Google o telemóvel chegou a custar pouco mais de 200 euros na sua fase final de vida.

Com a chegada do Nexus 5 tudo parecia ir pelo mesmo caminho. Mas com a disponibilização da sua linha de produtos na loja portuguesa, a Google deu um abanão que vai contribuir para a competitividade do mercado.

As vantagens no preço são claras e podem ajudar os consumidores a pouparem mais de 90 euros por dispositivo.

O exercício é simples de fazer. Um Nexus 5 de 16GB no Google Play custa 349 euros, custando 439,90 na loja online da TMN e 449,90 na loja online da Optimus. Num retalhista, como a Fnac por exemplo, o telemóvel custa 479,90 euros com um desconto de 13%. Só neste exemplo a poupança varia entre os 90 e os 130 euros.

Na página da TMN existe inclusive a informação de que o preço unitário do telemóvel desbloqueado é de 562,38 euros. Desbloqueado como vem de origem na loja da Google. Quer isto dizer que a poupança "real" pode ser ainda maior do que aquela indicada acima.

Mas existem outras lojas onde a diferença é efetivamente menor - apesar de existir. Na Pixmania por exemplo o Nexus 5 pode ser comprado por preços que começam nos 370 euros.

Quando a matemática é feita tendo em conta as versões do tablet Nexus 7 também existem poupanças, ainda que menos consideráveis. A versão de 16GB Wi-Fi é vendida por 229 euros na Play Store, enquanto na Worten custa 259 euros. Na versão de 32GB a diferença é de apenas 10 euros, com vantagem para os 269 euros da Play Store, enquanto no modelo 32GB com suporte para 4G a diferença de preços é de 20 euros, também com vantagem para a loja da Google.

Olhando para um cenário onde um utilizador está interessado em investir num telemóvel e tablet Android com características de gama média-alta, pode vir a poupar várias dezenas de euros se optar por comprar os equipamentos na loja da Google. Além de ter a vantagem de ser o primeiro a receber a futuras atualizações do sistema operativo, uma situação que para muitos utilizadores "não tem preço".

À loja digital da Google em Portugal falta agora chegar a compra e aluguer de séries, a venda do periférico de streaming Google Chromecast e falta também a venda de computadores com o sistema operativo Chrome OS.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.