A apresentação do iPhone 14, a nova geração do smartphone da Apple está agendada para 7 de setembro e o aproximar da data tem acelerado o ritmo dos rumores em torno das novidades dos novos modelos, como é hábito.
Um dos mais recentes contradiz informações anteriores, também elas não oficiais, sobre a tendência de preço do iPhone 14. A expectativa até agora era de que os novos modelos sofressem um aumento médio de preço à volta dos 100 dólares, face aos antecessores, refletindo os constrangimentos associados às cadeias de valor de componentes e equipamentos eletrónicos nos últimos tempos.
Será este o aspecto do novo iPhone 14? Veja as imagens
Um "informador" que costuma antecipar novidades da Apple contra-corrente, e que muitas vezes acerta nas previsões, vem garantir que os planos da empresa são precisamente o oposto daquilo que se tem dito e que a Apple estará a pensar em diminuir os preços de partida da nova linha.
Escreve yeux112 numa publicação no seu blog, citada pela Forbes, que “os preços [dos novos modelos] podem ir numa direção completamente diferente da esperada”. O "informador" cita fontes próximas à Apple já com acesso aos novos iPhone 14 e iPhone 14 Pro.
A justificação, adianta-se, está no facto de o iPhone 14 ter o mesmo chassis, tecnologia de ecrã, câmara traseira e chipset que o antecessor e essa combinação chegar para contornar o impacto da inflação e outros constrangimentos associados à produção de equipamentos eletrónicos nesta altura.
O preço da tecnologia desce rapidamente à medida que o tempo passa e deixa de ser novidade e isso pode permitir o tal reposicionamento da estratégia de preços, segundo esta fonte. Ao mesmo tempo permitirá à Apple incentivar a compra dos novos modelos, sem perder margem, numa altura em que as vendas de smartphones já refletem a instabilidade económica.
Um teoria idêntica está a ser avançada pela consultora TrendForce: preços de partida mais baixos e aumentos mais moderados (50 dólares) nos modelos de topo. A consultora defende que os novos modelos podem chegar ao mercado com preços até 50 dólares inferiores aos dos antecessores, nas versões mais simples.
Assim, o iPhone 14 deverá custar entre 749 e 799 dólares (preço do iPhone 13), defende a TrendForce. O iPhone 14 Max custará entre 849 e 899 dólares, o iPhone 14 Pro entre 1.049 e 1.099 dólares e o iPhone 14 Pro Max entre 1.149 e 1.199 dólares. Recorde-se que o iPhone 13 Pro e 13 Pro Max chegaram às lojas por 999 dólares e 1.099 dólares. Os preços em Portugal podem ser consultados aqui.
No artigo sobre a nova versão do iPhone, yeux112 dá mais algumas informações, mas as restantes seguem no mesmo sentido de rumores que já vêm circulando nas últimas semanas. Entre eles, que os novos modelos vão ter um sistema de carregamento mais rápido (30w), novas opções de cor e performance melhorada do chip A16.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Câmara Osmo Action 5 Pro da DJI tem novo sensor, mais autonomia e ecrãs maiores -
App do dia
Whee: uma nova rede social tipo Instagram criada pela equipa do TikTok -
Site do dia
Markable é um motor de pesquisa desenhado para marcadores de endereços de internet -
How to TEK
Descubra mais informação sobre uma imagem através do Google Lens
Comentários