Se a Apple mantiver o calendário esperado de lançamentos, mais para o final do ano será apresentado um novo iPhone mas, como também é habitual, muitos são os rumores que antecipam os novos lançamentos da marca, vários meses antes destes acontecerem. Um dos mais recentes dá conta de que a empresa da maçã antecipou uma troca já prevista de fornecedor de tecnologia, para a câmara frontal do smartphone.
A confirmar-se a informação, a câmara frontal do iPhone 14 será já assegurada por um fornecedor sul coreano e não por um fornecedor chinês, como aconteceu nos modelos anteriores, adianta o Korea It News. O fornecedor em questão será a LG Innotek e a ser verdade será o primeiro fornecedor sul-coreano a trabalhar com a Apple neste componente do smartphone da marca.
A alteração ficará a dever-se à crescente importância deste componente nos equipamentos e às exigências de qualidade que isso também representa, indica aquela fonte. O plano de alteração de fornecedor já estaria traçado, mas a intenção seria colocá-lo em prática apenas com o iPhone 15, em 2023. Problemas com a qualidade do componente anteciparam a transição já para este ano.
Este fim-de-semana, o The Wall Street Journal também citava fontes próximas da marca para garantir que a Apple tem intenções de reduzir a dependência de fabricantes chineses na produção do iPhone, estando já a explorar opções noutros países. As geografias apontadas nesta informação eram no entanto diferentes, pelo que não é claro se estes dois movimentos podem estar relacionados. O WSJ falava na Índia e no Vietnam.
A informação avançada pelo site coreano também assegura que a LG Innotek já está a preparar-se para a produção em massa e que tem vindo a fazer algumas alterações para tirar o melhor partido da nova oportunidade de negócio e dos benefícios que daí podem advir. Passou já a produzir internamente alguns elementos óticos das câmaras, que até agora comprava a terceiros e depois integrava nos seus módulos.
A Apple já terá avisado a sua cadeia de fornecimento relativamente à alteração de fornecedor, refere a mesma fonte, detalhando ainda que o preço dos componentes para a câmara frontal têm sofrido um aumento significativo, que a Apple terá de acomodar já na próxima geração do iPhone. Segundo estes dados, a câmara frontal do iPhone 14 custará à Apple três vezes mais que a do modelo anterior, uma diferença que pode refletir-se também no preço do equipamento, embora a informação disponível não refira nada sobre isso.
Espera-se que a nova geração do iPhone introduza várias novidades. As mais destacadas no universo dos rumores têm sido um novo design de ecrã, o fim do notch, módulos de câmaras traseiras maiores, ou a integração dos chips A16 Bionic nas versões Pro e Pro Max. Certezas, só em setembro, se a Apple escolher este ano o mesmo mês que escolheu em 2021 para apresentar a nova geração do seu iPhone, o iPhone 13, que pode ver em detalhe na galeria abaixo.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Entre o moderno e tradicional, as várias faces de Shenzen, o Silicon Valley da China -
App do dia
Identificação de plantas conta com a ajuda da PlantNet -
Site do dia
Sidenote é uma extensão para o Chrome que permite comentar ou falar ao vivo em qualquer página web -
How to TEK
Capte fotografias com maior qualidade com estas 8 dicas simples
Comentários