O projeto CHIC (Cooperative Holistic View on Internet and Content) assume-se como o maior projeto português de Investigação & Desenvolvimento em colaboração, dentro da área de Media, e terminou a 31 de dezembro de 2020. O programa integrou 10 subprojetos que nasceram ao abrigo da CHIC, um deles uma ferramenta de inteligência artificial (IA) em que o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESCTEC) esteve envolvido e que pode facilitar a vida a profissionais do setor e espectadores.

Coube a uma equipa do Centro de Telecomunicações e Multimédia, constituída por Paula Viana, Luís Vilaça e Pedro Carvalho, desenvolver as ferramentas testadas pelo Porto Canal. Tratam-se de algoritmos baseados em computer vision e IA, que permitem num vídeo, sem qualquer informação prévia, identificar personalidades e em que timecode isso acontece. O objetivo é aceder a conteúdos específicos que possam ser reutilizados na produção de novas peças televisivas.

O INESC TEC, entidade promotora da app STAYAWAY COVID, divulgou, entretanto, imagens que mostram a "inteligência" do sistema. Nesta imagem vemos a ministra da Saúde, Marta Temido, a ser identificada pela ferramenta.

A ferramenta de IA a identificar Marta Temido

Em comunicado, o INESC TEC refere que esta tecnologia garante a “reutilização eficiente dos conteúdos armazenados e a redução dos custos das operadoras”, com os profissionais do setor a poderem aceder e reutilizar conteúdos para a produção de novas peças. Além disso, esta solução torna mais eficiente a procura do utilizador comum nas plataformas online de uma determinada emissora de televisão.

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“Ao disponibilizar uma solução informática de baixo custo, o projeto garante uma solução de fácil instalação e ajustável aos equipamentos disponíveis na maioria das instituições e empresas”, afirma Paula Viana.

Três anos do maior projeto português de I&D em colaboração

No website oficial do CHIC, foram listados os diversos objetivos do projeto de cariz científico e tecnológico, lançado a 1 de outubro de 2017. Um deles passou por promover a migração dos sistemas de captura, produção, gestão e distribuição de conteúdos para Cloud, para que sejam criados fluxos de trabalho mais flexíveis, sistemas abertos e até novos modelos de negócio.

A valorização do património histórico e cultura nacional foi outro dos grandes objetivos, através de novas metodologias e preservação de artefactos, mas também facilitar o seu acesso e interação com os mesmos. Este ponto é importante na estratégia de internacionalização do património.

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