O iPad foi apresentado por Steve Jobs como a era pós-PC. Mas a realidade mostra que em 2015 a marca da maçã está a vender mais computadores Mac do que tablets.

Para tentar alterar a situação a tecnológica de Cupertino vai dar um novo alento ao dispositivo móvel, isto se os rumores veiculados pela publicação Apple Insider se confirmarem.

A Apple pode estar a preparar uma versão do iPad com ecrã de 12,9 polegadas, mas o ecrã terá tecnologia Force Touch: a mesma que já existe no ecrã do Apple Watch e que marca também presença no trackpad dos novos MacBook.

O que esta tecnologia faz é transmitir uma sensação tátil através de um mecanismo de vibração. No caso do portátil os utilizadores ficam com a sensação de que carregaram num botão, quando na realidade isso não aconteceu.

Mas a alegada nova versão do iPad não fica por aqui. O tablet poderá vir também acompanhado de uma caneta eletrónica que funcionaria através de ligação Bluetooth. A acontecer, será mais um distanciamento da marca relativamente aos ideais defendidos por Steve Jobs. E recentemente foi inclusive registada uma patente neste sentido.

Por fim há ainda a indicação de que a próxima versão do iPad vai, alegadamente, ter NFC incluído - não numa perspetiva de o tornar numa carteira eletrónica, mas antes numa máquina registadora ambulante que seria usada pelos lojistas.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico