Depois da lista de verão, a DxOMark tem agora uma pequena lista dos melhores smartphones para as utilizações próprias da época de inverno, com a vertente natalícia em destaque.

As escolhas estão focadas nas capacidades da câmara, áudio, autonomia da bateria e visualização no ecrã e incluem apenas produtos disponíveis internacionalmente, para abranger um público o mais diversificado possível.

Os modelos escolhidos dividem-se consoante os objetivos, para dar resposta a quatro tipos de situações, a saber: “Reuniões de família e amigos”, “Exploração da cidade”, “Festas de fim de ano” e “Viagens de inverno”, cada uma com o seu respetivo conjunto de modelos mais adequados.

Clique nas imagens para conhecer os modelos escolhidos para cada uma das situações

Quando o assunto são as reuniões natalícias de família e amigos vai possivelmente estar dentro de casa, num ambiente pouco iluminado, mas no meio do brilho das luzes de Natal. Neste caso o iPhone 15 Pro Max será um dos modelos a ter por perto. O telefone da Apple é ótimo em fotos de retrato em diversas condições de luz - especialmente em ambientes onde há falta dela. No entanto, é nos vídeos que se destaca, oferecendo foco e estabilização excecional, diz a DxOMark.

Pixel 8 e Pixel 8 Pro no Top 10 de melhores câmaras fotográficas em smartphones da DxOMark
Pixel 8 e Pixel 8 Pro no Top 10 de melhores câmaras fotográficas em smartphones da DxOMark
Ver artigo

Já o Huawei P60 Pro é destacado pelo desempenho em baixa luminosidade, oferecendo fotos noturnas com cores naturais, pelo ajuste automático da lente de abertura variável, que resulta em fotos bem focadas, seja em fotos individuais ou de grupo, assim como pelo blur. A experiência de vídeo é avaliada como acima da média.

A lista inclui ainda o Google Pixel 8 Pro, pela captação com precisão de tons de pele em todas as condições de luz, pela boa exposição e pouco ruído das fotos e pela excelente experiência de áudio na gravação de vídeos; e o Honor Magic5 Pro, também pelos tons precisos de pele, assim como boa exposição e detalhes nítidos e por uma experiência de áudio e visualização no ecrã satisfatória.

Se o objetivo são as festas de fim de ano, com concertos e outros eventos, sem esquecer os fogos de artifício, vai precisar de modelos como o Samsung Galaxy S23 Ultra, com a sua estabilização eficaz em vídeos, mesmo enquanto caminha, o autofoco e rastreamento facial precisos, assim como pela qualidade do áudio em ambientes barulhentos e pela autonomia de 67 horas de uso moderado.

iPhone 15 Pro Max é o “rei das selfies” nos testes da DxOMark
iPhone 15 Pro Max é o “rei das selfies” nos testes da DxOMark
Ver artigo

O Apple iPhone 15, especialmente pelas capacidades vídeo, com um sistema de estabilização líder de mercado; o Google Pixel 7a pela relação qualidade/preço na experiência de vídeo e desempenho áudio em ambientes barulhentos acima da média, assim como pelas 55 horas de autonomia; e por último o Xiaomi 13T Pro, escolhido pela estabilização eficaz e o alto nível de detalhes em vídeo comparativamente a dispositivos na mesma faixa de preço.

Para quem quer aproveitar a altura do ano para viajar e conhecer uma nova cidade as escolhas vão para o Xiaomi 13 Ultra principalmente pela qualidade do zoom, com a câmara ultrawide a oferecer uma visão ampla, exposição precisa e equilíbrio de brancos, excelente para paisagens urbanas, refere a DxOMark. Outro ponto a favor do modelo é a autonomia da bateria, que permite mais de dois dias de uso, com até cinco horas apenas para fotos.

Entram no grupo de smartphones ideais para a explorar uma cidade o Huawei P60 Pro, pelo desempenho de zoom, captação de excelente de detalhes com baixo nível de ruído e bateria para dois dias; a par do Google Pixel 8 Pro, pelo forte desempenho geral sólido, mesmo com pouca luz, com exposição precisa e renderização natural, mas principalmente pelos detalhes nas imagens, especialmente na câmara ultrawide, apontado como um dos melhores na base de dados da DxOMark.

Galaxy Z Flip5: ecrã em destaque no ranking da DxOMark, mas câmaras ficam aquém das expectativas
Galaxy Z Flip5: ecrã em destaque no ranking da DxOMark, mas câmaras ficam aquém das expectativas
Ver artigo

E num cenário de neve brilhante há todo um conjunto de desafios a dar resposta na captação e visualização de imagens. As sugestões para tal opção começam pelo Samsung Galaxy S23 Ultra, avaliado como excelente na legibilidade do ecrã e fidelidade de cores em todas as condições, pela autonomia de quase 67 horas em uso moderado e pelo desempenho nos vídeos noturnos.

O Google Pixel 8 Pro, com o seu bom desempenho no registo de fotos e vídeos ao ar livre e em grande angular; e o Asus ROG Phone 7,  classificado como excelente na autonomia da bateria, especialmente ao usar a câmara, são indicados igualmente como boas propostas para levar de férias de inverno.

A lista neste capitulo termina com o Honor Magic5 Lite, com a DxOMark a destacar caraterísticas como a autonomia da bateria, que pode durar mais de três dias em uso moderado ou quase dois dias em uso intenso, com um desempenho impressionante em movimento.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.