Em outubro, a Google revelou ao mundo a sua nova geração de smartphones, que chegou a Portugal, com a promessa de melhorias nas câmaras, além da inclusão de funcionalidades com inteligência artificial, um design atualizado e novidades no processador. As câmaras do Pixel 8 e Pixel 8 Pro já foram analisadas pela DxOMark e estão no Top 10 de fotografia em smartphones.
A versão standard do Pixel 8 somou um total de 148 pontos na análise da DxOMark, uma pontuação que a coloca no nono lugar do ranking global de melhores câmaras em smartphones, à frente do iPhone 15 da Apple. Na lista dedicada aos modelos Premium, o smartphone surge em primeiro lugar.
Clique nas imagens para ver com mais detalhe
Já o Pixel 8 Pro alcançou uma pontuação de 153, ficando em quarto lugar no ranking global da DxOMark, atrás do iPhone 15 Pro Max da Apple e do Huawei P60 Pro. Na lista de modelos Ultra-Premium, o smartphone alcançou também o quarto lugar.
Recorde-se que a Google atualizou o sistema de câmaras na linha Pixel 8, com os dois modelos a incluírem um sensor principal de 50 MP, que promete uma maior sensibilidade à luz, além de um foco automático mais rápido, incluindo em cenários onde a luminosidade é mais fraca.
O Pixel 8 dispõe de uma ultrawide de 12 MP e o modelo Pro complementa o sensor principal com uma lente ultra grande angular de 48 MP com zoom ótico de 10X que, segundo a Google, capta 105% mais luz e permite uma focagem 30% mais próxima para fotos macro.
No que toca às capacidades da versão standard, os especialistas da DxOMark detalham que a configuração de câmaras oferece um “excelente desempenho” para um modelo deste segmento, que está a par daquele que se regista em outros modelos topo de gama.
As imagens captadas têm cores vívidas e apresentam um nível de detalhes adequado em todas as condições de iluminação. Tendo em conta que tanto as duas versões do smartphone partilham o mesmo sensor principal, a DxOMark afirma que não é surpresa que o desempenho geral do Pixel 8 nas fotos e vídeos seja semelhante ao da versão Pro.
No entanto, é possível encontrar diferenças, sobretudo no que respeita ao desempenho do zoom, com alguma perda de detalhe. Entre os aspectos menos positivos incluem-se uma ligeira subexposição ocasional, assim como instabilidades com ruído em cenários de iluminação mais fraca.
Na categoria de vídeo, a DxOMark destaca o bom nível de exposição e a estabilização. O modo de vídeo HDR do Pixel 8 produziu bons resultados, sobretudo em termos de exposição e cor.
Clique nas imagens para ver mais sobre o Pixel 8 e Pixel 8 Pro
Passando ao Pixel 8 Pro, os especialistas afirmam que conseguiram obter os melhores resultados, tanto em fotografia como em vídeo, em ambientes bem iluminados e cenários captados durante o dia.
O desempenho do zoom é bem equilibrado e apresenta resultados consistentes. As imagens captadas com a câmara ultrawide mantém níveis elevados de qualidade mesmo em ambientes com baixa iluminação. A DxOMark destaca também as imagens macro que é possível captar com este sensor.
Embora indiquem que as câmaras tenham espaço para melhorias nas capacidades de captação de luz, os especialistas destacam a evolução em relação ao Pixel 7 Pro, em particular na câmara ultrawide.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários