No final de agosto, a Huawei revelou o novo Mate 60 Pro. A fabricante chinesa, que lançou o modelo no mercado chinês sem “pompa e circunstância”, não indicou qual é o processador incluído. Depois de rumores online apontarem para um chip Kirin 9000, uma nova "desmontagem" do equipamento mostra que se trata mesmo deste processador.

A "desmontagem", feita pelos especialistas da TechInsights para a Bloomberg News, revela que o processador de 7 nanómetros foi desenvolvido pela Huawei e pela Semiconductor Manufacturing International Corp. (SMIC), considerada como uma das maiores produtoras de chips da China.

Huawei Mate 60 Pro
créditos: James Park/Bloomberg

O processador é o primeiro a recorrer à tecnologia de 7 nanómetros da SMIC, no entanto, existem ainda incertezas quanto ao progresso feito pelas fabricantes, ambas nas “listas negras” do governo dos Estados Unidos, em particular, no que respeita à capacidade de produção deste chip em grande escala.

Testes realizados pela Bloomberg News mostram também que o Mate 60 Pro é capaz de suportar velocidades de 5G semelhantes às de equipamentos como os mais recentes smartphones da Apple.

Huawei pode voltar ao mercado de smartphones 5G com nova estratégia para contornar restrições dos EUA
Huawei pode voltar ao mercado de smartphones 5G com nova estratégia para contornar restrições dos EUA
Ver artigo

Recorde-se que, anteriormente, já tinham surgido rumores de que a fabricante planeava contornar as restrições impostas pelos Estados Unidos, acedendo a chips 5G através do mercado chinês, numa estratégia onde a SMIC estava incluída.

No entanto, a inclusão do novo chip levanta também questões acerca do cumprimento por parte da SMIC das restrições impostas pelo governo dos Estados Unidos, que estabelecem que qualquer empresa com intenções de fornecer tecnologia norte-americana, que está presente nas operações da fabricante, à Huawei tem primeiro de obter uma licença para tal.

Clique nas imagens para ver o novo Huawei Mate 60 Pro

O novo Huawei Mate 60 Pro está equipado com um ecrã OLED de 6,82 polegadas, com tecnologia LTPO, resolução de 2.720 x 1.260 pixels e uma taxa de atualização adaptativa de 120 Hz. O ecrã dispõe de três punch holes, onde se encontram a câmara frontal de 13 MP e um sensor de profundidade.

As três câmaras traseiras do smartphone estão integradas num módulo módulo circular característico da linha, incluindo com tecnologia XMAGE da Huawei. O módulo conta com uma câmara principal de 50 MP, acompanhada por uma ultrawide de 12 MP e um sensor telefoto de 48 MP.

O modelo suporta o envio de mensagens via satélite e conta ainda com uma bateria de 5.000 mAh, com suporte a carregamento com fio a 88 W, wireless a 50 W e carregamento reverso a 20 W.

Veja o vídeo