A rivalidade entre os dois maiores ecossistemas móveis do mundo é tema central de muitos debates inflamados que ocorrem online e offline, mas apesar de ambas as partes terem bons argumentos a seu favor, há pelo menos um detalhe factual, em que o Android se sobressai substancialmente. Falamos da velocidade do modem do smartphone que, de acordo com a Ookla, é largamente superior nos smartphones com o sistema operativo da Google.

A empresa, responsável por vários serviços que analisam e comparam a velocidade da internet (Speedtest.net, por exemplo), conduziu um pequeno teste que opôs o Intel XMM 7480, do iPhone X, ao Qualcomm X20, integrado em muitos flagships Android, como é o caso do recente Samsung Galaxy S9. A conclusão foi clara, uma vez que o modem da Qualcomm ultrapassou o concorrente em quase todas as variáveis analisadas.

Velocidade média global da internet aumentou substancialmente em 2017
Velocidade média global da internet aumentou substancialmente em 2017
Ver artigo

Com base nos serviços de dados de várias fornecedoras norte-americanas, como a T-Mobile e a AT&T, a Ookla verificou que a velocidade de download era entre 40% a 53% superior nos telefones Android. Graças ao chip Snapdragon 845, também ele da Qualcomm, a latência verificada neste ecossistema foi inferior aos registos alcançados pelo iOS em cerca de 32%.

No que toca ao upload, a tecnológica afirma que o modem X20 conseguiu atingir velocidades 20% mais rápidas do que o mesmo componente do iPhone X.

Note que apesar de ser clara a superioridade do Android no que toca à velocidade com que é feito um download ou um upload, a verdade é que a qualidade da internet que tem no seu telefone está dependente de muitos outros elementos, como é o caso da cobertura da sua operadora e da largura de banda disponível.

Contudo, se está à procura de um smartphone novo e a velocidade de navegação online é uma das suas primeiras preocupações, talvez um dos Androids mais recentes seja a aposta mais acertada a fazer. Recorde-se, no entanto, que a Bloomberg noticiou recentemente que a Apple vai deixar de utilizar chips da Intel nos seus smartphone. A confirmar-se o rumor, talvez esta mudança consiga colocar a empresa da maçã no mesmo patamar da concorrência, no que toca à internet.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.