Os novos smartphones da série Redmi já tinham sido lançados na China e chegam agora ao mercado internacional, com cinco modelos diferentes e preços que começam nos 239 euros. A nova linha da marca da Xiaomi inclui cinco modelos, desde o mais básico Redmi Note 14, Redmi Note 14 5G, até aos "pro" Redmi Note 14 Pro, Redmi Note 14 Pro 5G e Redmi Note 14 Pro+ 5G, com características diferenciadas e várias versões de armazenamento.
A linha Redmi é uma das campeãs de vendas da Xiaomi e no ano passado o Redmi Note 13 e o Xiaomi 14t foram responsáveis por grande parte das vendas de smartphones da marca, como adiantou ao SAPO TEK Tiago Flores, em entrevista.
"Estamos a investir muito nesta gama média, com tecnologia avançada e a preço justo. O Redmi Note é o expoente máximo desta equação", sublinha, explicando que "temos sempre muita expectativa com o que esta linha vai trazer, nunca sabemos o que o hadquarters da Xiaomi vai decidir integrar nos smartphones".
Já no ano passado a Xiaomi tinha apresentado 5 modelos do Redmi Note 13 e este ano a opção é a mesma. As diferenças entre os vários modelos estão no hardware e também nas funcionalidade de Inteligência Artificial, e refletem-se nos preços que chegam aos 549 euros no modelo mais "artilhado" mas que mantêm a proposta de funcionalidades de nível avançado a preços reduzidos.
Veja as imagens dos novos modelos
A Xiaomi já estava a partilhar detalhes dos novos smartphones da linha Redmi, reservando ainda alguns dos pormenores mas destacando a resistência IP68, a câmara de 200 MP com funcionalidades de inteligência artificial, a capacidade de remover objetos das imagens com o AI Erase Pro e a expansão dos limites da fotografia com o AI Image Expansion.
5 modelos com IA em todo o lado
A fotografia está no centro das funcionalidades destacadas na nova série Redmi, com o sistema de câmara de 200MP com estabilização ótica de imagem (OIS), e zoom optimizado, sobretudo nos modelos de topo, Redmi Note 14 Pro+ 5G e Redmi Note 14 Pro 5G. Mas é na Inteligência Artificial que se revelam também alguns dos "truques" de edição de fotografia e vídeo.
Este ano, toda a linha Redmi Note 14 tem funcionalidades de IA, mas nem todos os modelos têm as mesmas ferramentas. Os modelos Pro trazem a possibilidade de expansão da imagem com o AI Image Expansion, que permite dar mais "enquadramento", e o AI Erase Pro +ara remoção fácil de elementos da fotografia.
Nos modelos base tem uma versão simplificada do AI Erase, e o AI Sky, que permite trocar o fundo do céu das imagens.
O Gemini da Google está também disponível em toda a gama dos smartphones Redmi Note 14 e é possível optar pelo Gemini Advanced, mas a funcionalidade de Circle to search só funciona nos modelos Pro, Redmi Note 14 Pro+ 5G e Redmi Note 14 Pro 5G.
A diferença é justificada pelo hardware dos smartphones, nomeadamente o processador, que é um Snapdragon 7s Gen 3 de 4nm no Redmi Note 14 Pro+ 5G, enquanto o Redmi Note 14 Pro 5G e outros modelos vêm equipados com os processadores MediaTek Dimensity 7300-Ultra e MediaTek Helio G100-Ultra.
Pode ainda contar com outras ferramentas de Inteligência Artificial que são exclusivas no Redmi Note 14 Pro+ 5G, como o Interpreter, Notes, Subtitle e Recorder, para adicionar notas, legendas e transcrição de gravação. mas por enquanto ainda sem suportar o português europeu.
A Xiaomi continua também a apostar na melhoria da resistência e das baterias, dois pontos reconhecidos pelos utilizadores. Aqui também há pontos comuns aos vários smartphones, e diferenças a assinalar. O chassi tem agora novos componentes de alumínio de alta resistência e uma espuma de absorção de energia e amortecimento para resistir a quedas, naquilo que a Xiaomi designa como All-Star Armor Structure, mas apenas nos modelos Redmi Note 14 Pro+ 5G e Redmi Note 14 Pro 5G. A resistência é também reforçada com a utilização de Gorilla Glass Victus 2 no ecrã dos modelos Pro, sendo que nos outros modelos a opção passa pelo Gorilla Glass 5.
Nas baterias a empresa mantém a estratégia de ter baterias de longa duração, fazendo a diferença na velocidade de carregamento. Como seria de esperar o Redmi Note 14 Pro+ 5G é o que tem melhor desempenho, com bateria de 5110mAh e carregamento rápido de 120W HyperCharge. Nos restantes modelos a bateria é também de 5110mAh ou 5500mAh, mas sem carregamento rápido.
Os novos modelos chegam às lojas já no dia 15 de janeiro e os preços começam nos 239,99 euros para o Redmi Note 14 base, com 6GB de RAM e 128 GB de armazenamento, passando a 269,99 com 8GB/256GB. Para o Redmi Note 14 5G o preço é de 309,99 e o Redmi Note 14 Pro custa mais quarenta euros - 349,99.
O modelo mais "artilhado" Redmi Note 14 Pro 5G tem um preço definido de 399,99, enquanto o topo de gama desta linha, o e Redmi Note 14 Pro+ 5G, é vendido em duas versões, com 8GB de rAM e 256 GB de armazenamento por 499,99, subindo para 549,99 na versão com 12 GB/512GB, uma opção que justifica completamente a diferença de preço.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mats Steen: a história de um jogador de World of Warcraft que foi além do virtual -
App do dia
Infinity Nikki chegou e é considerado um dos mais belos jogos para smartphones -
Site do dia
Video Ocean é uma plataforma de IA para converter imagens e texto em vídeo -
How to TEK
Cansado de respostas na pesquisa do Google com elementos de IA? Saiba como desativar
Comentários