Números divulgados pela Gartner esta segunda-feira revelam que entre julho e setembro a fabricante coreana vendeu 73,2 milhões de dispositivos, garantindo uma quota de mercado de 24,4%. No mesmo trimestre do ano passado, vendeu 80,4 milhões de equipamentos, garantindo uma quota de 32,1%. Só na China, o seu maior mercado, a quota da Samsung recuou 28,6% no último ano.


O recuo da Samsung explica-se com a preferência por alternativas, como a Apple ou fabricantes mais recentes, como a Xiaomi ou a Huawei, que ganharam terreno num trimestre em que as vendas globais se situaram nos 301 milhões de unidades, acima dos 250,3 milhões conseguidos no mesmo período do ano passado.


No que se refere à Apple, a dona do iPhone conseguiu vender 38,2 milhões de unidades, 7,9 milhões a mais que no período homólogo. A Huawei conseguiu vender 16 milhões de unidades e a Xiaomi 15,8 milhões. A primeira soma mais 4,3 milhões de dispositivos vendidos e a segunda 12,2 milhões.


Com a preferência pelo Android a marcar a esmagadora maioria das opções que surgem no mercado, o sistema operativo da Google continua a ganhar terreno e no final de setembro dominava 83,1% do mercado, com 250 milhões de smartphones vendidos.

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