Na prática o Samsung Dex e na prática é uma doca onde o telemóvel pode ser carregado e ligado a um ecrã e teclado para dar acesso a toda a informação e documentos de que o utilizador precisa, e transformando os Galaxy num "computador de secretária".

O anúncio da consola foi feito com o Galaxy S8 mas a Samsung promoveu o equipamento mais junto das empresas, e teve sempre quantidades limitadas disponíveis.

Agora com o lançamento do Galaxy S9, que acontece hoje em Barcelona, a Samsung também renova o Dex, simplificando a sua ligação e melhorando a forma como o telefone pode ser integrado neste ecossistema.

A forma como o telefone "encaixa" na doca é uma das principais mudanças do Dex que deixa de ser redondo e passa a ser plano. Como o TEK já tinha escrito antes, a forma redonda impedia o acesso a algumas funcionalidades e a utilização com auscultadores.

O Dex continua a usar como base de processamento os smartphones da Samsung, e a nova versão está optimizada para o Galaxy S9, mas também pode ser usada com o S8 quando fizer o upgrade para o Android Oreo.

Basta ligar e o aspecto do monitor assume imediatamente as aplicações mostradas no ecrã e mesmo os atalhos de teclado, agora com a possibilidade das empresas personalizarem este ambiente. A base é o Android e não o Windows 10, que já tem soluções semelhantes com o Windows Continuum e equipamentos Lumia ou o Elite X3 da HP, que o TeK já teve oportunidade de testar.

Ao contrário do que tinha feito com a primeira versão, a Samsung agora não coloca tanto enfoque na utilização da Citrix Cloud, mas mais nos jogos e outras aplicações de produtividade mais leves, como o TeK teve a possibilidade de verificar na sessão de apresentação do novo smartphone da Samsung  à qual tiveram acesso apenas alguns jornalistas selecionados, num pré anúncio em relação à conferência que está a decorrer a esta hora em Barcelona.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.