Meses depois de estrear a sua nova gama de televisões QLED, a Samsung aposta agora em levar a tecnologia Quantum Dot para a indústria dos videojogos com uma nova linha de monitores. Os aparelhos foram apresentados na IFA deste ano, mas esta semana marca a chegada destes equipamentos a Portugal.

O Samsung CHG90 é um destes modelos. Com uma envergadura de 49 polegadas, a Samsung orgulha-se de lhe poder chamar o maior monitor ultra panorâmico HDR do mundo. A resolução chega aos 3.840 x 1.080 e o formato de imagem, dada a amplitude, é de 32:9.

 

Em comunicado, a empresa sublinha que estas são características "que permitem aumentar o campo de visão dos jogadores sobre os cenários". As especificações, adianta, "pretendem afastar a necessidade que os jogadores têm de adquirir e unir diferentes monitores para conseguirem obter todos os ângulos de visão sobre os seus jogos".

No que toca a entradas físicas, contam-se um display port, um mini-display port, duas entradas HDMI, um USB hub e uma entrada para auriculares.

Mais importa dizer que a taxa de refrescamento deste CHG90 é de 144HZ e que o tempo de resposta da imagem em movimento é de apenas 1ms. A utilização de uma tecnologia de quatro canais e do sistema Radeon FreeSync 2 combate o efeito de desfocagem e garante ainda uma imagem mais consistente e fluída na transição entre frames.

Por outro lado, se não for um gamer tão exigente, a Samsung tem ainda dois outros modelos QLED por onde escolher: o CHG70 e o CFG73.

O primeiro apresenta uma resolução WQHD, uma curvatura de 1.800R e uma taxa de refrescamento de 144Hz. Em adição, o monitor integra ainda várias configurações pré-definidas que vão destacar-se quando articuladas com os jogos certos, sublinhando determinados factores em jogos de corridas de carros e outros em first-person shooters, de forma a criar o melhor ambiente visual possível.

 

Em termos de polegadas, este modelo apresenta duas variáveis, sendo que a maior chega às 32 polegadas e a mais pequena às 27. As entradas disponíveis são várias: uma display port, duas HDMI, um USB hub e uma entrada para auriculares.

Nota ainda para a integração de tecnologia HDR, para a resolução de 2.560 x 1.440 e para o tempo de resposta equivalente ao topo de gama CHG90: 1ms.

O CFG73, por sua vez, apresenta duas opções mais modestas: uma de 24 e outra de 27 polegadas. A resolução de ambas é de 1.920 x 1.080, o formato de 16:9, a taxa de refrescamento volta a subir aos 144Hz e o tempo de resposta é, também ele, de 1ms.

As entradas disponíveis são idênticas às da versão CFG70, com excepção para o USB hub.

Nota ainda para a campanha de lançamento destes monitores, que arrancou esta segunda-feira, dia 23 de outubro. Até ao próximo dia 26 de novembro, quem comprar o Samsung CHG90 QLED de 49 polegadas, terá acesso a uma de três ofertas disponíveis: um SSD, um smartphone Samsung Galaxy A5 ou um monitor 4K.

Leia aqui o regulamento da campanha.