No final de 2022 a Apple expandiu o seu programa de autorreparação para alguns países da Europa, infelizmente Portugal ainda não é abrangido. Mas a fabricante continua a fazer ajustes no serviço, ao mesmo tempo que adiciona novos equipamentos na lista de possibilidades de reparação sem a necessidade de aceder a serviços especializados. Pegadas que têm sido seguidas pela Samsung, que depois de estrear o seu programa nos Estados Unidos chega agora à Europa, embora inicialmente em alguns países, mais uma vez ficando Portugal de fora: Reino Unido, Bélgica, França, Itália, Países Baixos, Polónia, Espanha e Suécia são os primeiros.
No caso da Apple, inicialmente os equipamentos suportados pelo programa de autorreparação eram os smartphones iPhone 12 e iPhone 13, assim como os notebooks Mac que sejam alimentados pelos chips Apple Silicon. A fabricante alargou agora a lista com a família iPhone 14 e os computadores equipados com os processadores de geração M2, incluindo o MacBook Air de 13 polegadas e o MacBook Pro.
A Apple também fez uma atualização importante no seu programa. Anteriormente era necessário ligar ao centro de assistência da Apple para finalizar a reparação, de forma a autenticar a mesma. Agora a ferramenta de configuração do sistema, que verifica a autenticidade das reparações com as peças originais, permite colocar o equipamento num modo de diagnóstico e os utilizadores apenas necessitam de seguir as instruções. Desta forma, os técnicos assistentes da Apple passam a ser opcionais no processo de finalização da reparação.
Os equipamentos da Samsung que fazem parte, para já, do programa de autorreparação são os smartphones da gama Galaxy S20, S21 e S22, assim como os portáteis Galaxy Book Pro e o Galaxy Book Pro 360 de 15,6 polegadas. Os eletrodomésticos também estão contemplados no programa, sendo possível comprar algumas peças de substituição para frigoríficos, máquinas de lavar e secar roupa e loiça, assim como televisores e monitores de computadores comprados depois do dia 1 de março de 2021.
No caso dos smartphones, as peças reparáveis passam pela substituição do ecrã, a capa traseira e as portas de carregamento. Para os computadores são sete os componentes oficiais disponíveis: a capa traseira e frontal, o ecrã, bateria, Touchpad, botão de energia com leitor de impressões digitais e os suportes de borracha. As ferramentas de substituição também podem ser guardadas pelos utilizadores para futuras reparações que sejam necessárias.
A Samsung lembra que a garantia de algum equipamento danificado causado pelo processo de reparação, que não seja feito por serviços autorizados pela empresa, não está coberta. A fabricante promete continuar a expandir os equipamentos reparáveis e mais peças oficiais disponíveis.
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