A Apple continua a expandir o seu programa de autorreparação e depois dos Estados Unidos chegou finalmente à Europa. Os clientes de equipamentos da Apple da Bélgica, França, Alemanha, Itália, Polónia, Espanha, Suécia e Reino Unido já podem ter acesso a peças oficiais para o os smartphones e computadores da marca da maçã, assim como ferramentas e manuais de instruções. Infelizmente Portugal não está listado nos países iniciais da Europa a receber o programa.

Para já, os equipamentos suportados pelo programa de autorreparação são os smartphones iPhone 12 e iPhone 13, assim como os notebooks Mac que sejam alimentados pelos chips Apple Silicon. Ao todo, o serviço de reparação tem à disposição mais de 200 peças e ferramentas individuais e respetivos manuais de instruções. Trata-se das mesmas ferramentas e peças que a Apple fornece às suas próprias lojas de assistência e serviços autorizados, assim como ao mesmo preço.

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No comunicado, a Apple diz que a tecnologia que perdura é a melhor para os clientes e para o planeta, por isso, além de desenhar os seus produtos para serem duradouros e raramente necessitarem de manutenção ou reparação, mas caso seja necessário, os utilizadores têm novas opções seguras de os reparar.

Os clientes que adquirirem novas peças, têm a opção e incentivo de devolver as que forem substituídas, para que sejam recicladas ou mesmo recondicionadas pela Apple, prometendo em muitos caos oferecer créditos aos clientes.

Veja na galeria a reparação do iPhone 14 pela iFixit:

Se apenas fizer uma reparação esporádica do equipamento e não deseje comprar as ferramentas, a Apple inclui ainda um programa de aluguer de kits com os materiais necessários para substituir os componentes. Os portes são gratuitos, mas a taxa de aluguer é de 54,90 libras (63,80 euros).  

A fabricante diz que nos últimos três anos, a Apple duplicou o número de localizações do serviço de reparações com peças genuínas, ferramentas e treino, alimentando mais de 4.000 centros independentes. A sua rede global contabiliza agora mais de 5.000 serviços autorizados e mais de 100 mil técnicos especializados ativos. “Oito em cada 10 clientes da Apple tem um posto autorizado de reparações localizado a menos de 30 minutos da sua localização pela Europa”, disse a marca.

De recordar que o Parlamento Europeu aprovou em abril o "direito a reparar", para aumentar tempo de vida dos equipamentos, com o objetivo de reduzir a acumulação de lixo eletrónico, que em 2021 ultrapassou as 57,4 milhões de toneladas. Por outro lado, também o mercado de smartphones recondicionados cresceu 15% em dados de abril.

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