A entidade USB Implementers Forum (USB-IF) apresentou uma nova certificação para smartphones que sejam rápidos a carregar energia através de USB 3.0, baseados num sistema de programação de carregamento. Os novos modelos da Samsung, da série S20, são os primeiros a receber essa certificação, que a organização considera um novo marco na indústria dos smartphones, refere em comunicado.

É avançado que desde 2018 a certificação foi expandida para sistemas de carregamentos rápidos via USB. Esta iniciativa promove a reutilização e partilha de carregamentos através de equipamentos USB-C, de forma a diminuir o lixo eletrónico, tal como foi recentemente aprovado pela Comissão Europeia.

A certificação visa ainda os smartphones que utilizem sistemas PPS, ou seja, capazes de gerir o aquecimento gerado pela energia durante o carregamento. O carregadores USB-C para fast charge deverão também ser compatíveis com outros equipamentos que suportem USB-C e USB Power Delivery. Na prática, os carregadores rápidos devem ter a capacidade de carregar à voltagem específica necessária pelo equipamento. E ambos devem ter essa capacidade de comunicar para que se ajustem.

Os smartphones Galaxy S20 e S20 Plus suportam carregamento rápido até 25W, já a versão Ultra vai até os 45W. A nova gama de smartphones da Samsung chega às lojas no próximo dia 13 de março.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.