Quando a Samsung revelou os novos Galaxy S10, houve uma funcionalidade que saltou à vista. É que para além de um design que fica na memória, a empresa garantiu a satisfação dos utilizadores que há muito clamavam pela reconfiguração do botão físico que a marca desenvolveu para evocar o Bixby. Nos Galaxy S8 e S9, esta possibilidade não existia, o que fazia com que o botão servisse única e exclusivamente para ativar o assistente digital da marca. Mas isso vai mudar. Através de um update de software, a tecnológica vai fazer com que seja possível remapear o botão para que este possa servir para lançar qualquer uma das aplicações que tiver instalada no telefone. A novidade cai chegar ao Galaxy Note 9, Galaxy Note 8, Galaxy S9/S9+ e Galaxy S8/S8+.

Assim que tiver o software atualizado, poderá definir que app quer associar ao botão através das configurações. Note, no entanto, que o Bixby vai estar sempre conectado ao botão. Se preferir, pode configurar o sistema para lançar a sua app favorita após um clique, sendo que, neste caso, o assistente da gigante sul-coreana pode lançar-se com um duplo clique. Se quiser, pode configurar a situação inversa: um clique para o Bixby e dois cliques para outra aplicação à sua escolha.

Esta medida é tomada de posição por parte da Samsung, que tem visto a sua inteligência artificial a perder terreno para as concorrentes. Ao introduzir esta possibilidade, a empresa elimina um dos problemas que o público associava aos seus equipamentos topo de gama e abre mais caminho à personalização. Contudo, apesar da flexibilidade que demonstra, a empresa continua a querer que os utilizadores dêem uma oportunidade ao Bixby e isso percebe-se, uma vez que não é possível associar qualquer outro assistente àquele botão físico.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.