O mercado de smartphones cresceu no terceiro trimestre do ano, tendo sido comercializados 352,8 milhões de dispositivos - um aumento considerável em comparação com os 305,3 milhões de igual período de 2014.

A liderar este volume de vendas está o suspeito do costume: a Samsung foi a tecnológica que mais vendeu, ao garantir a expedição de 83,5 milhões de smartphones. A Apple segue na segunda posição do ranking, seguida depois por três tecnológicas chinesas: Huawei, Lenovo e Xiaomi.

[caption][/caption]

Destaque para o aumento de quase 12 milhões de unidades vendidas no espaço de um ano para a Huawei, mas também para a quebra de quase cinco milhões de unidades por parte da Lenovo - cujos resultados incluem as vendas da Motorola.

Olhando para as cinco empresas mais fortes entre julho e setembro deste ano, não é por isso de estranhar que o Android continua a ser líder destacado do mercado de telemóveis inteligentes.

[caption][/caption]

Destaque também para a quebra na venda de smartphones Windows Phone: no terceiro trimestre de 2014 tinham sido vendidos nove milhões de unidades, contra as 5,8 milhões registados este ano.

Em comunicado a Gartner salienta que o número total de telemóveis vendidos - feature phones e smartphones - chegou aos 477,8 milhões, um crescimento superior a 16 milhões de unidades no espaço de um ano.

A consultora explica ainda que no campo específico dos smartphones, os mercados emergentes foram cruciais para assegurar um crescimento: os países com economias em desenvolvimento 'contribuíram' com a compra 259,7 milhões de unidades.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.