Em próximas versões dos seus smartphones dobráveis, a Samsung pode introduzir uma inovação que mostrou na última edição da CES, ainda em versão protótipo. A Samsung Display mostrou na feira de Las Vegas um ecrã capaz de rodar a 360 graus. Ou seja, tanto pode dobrar para dentro como para fora, dando ainda maior flexibilidade ao modelo que o integrar, como acrescentou em declarações ao The Verge o porta-voz da marca, John Lucas.

A inovação chama-se Flex In & Out e põe em prática um processo de design diferente daquele que já é usado pela marca nos dispositivos comerciais. Neste design, as dobradiças que unem os dois segmentos do equipamento ficam menos visíveis e aparentemente fazem menos pressão sobre o ecrã.

Esta saliência das dobradiças é um ponto que tem dado nas vistas nos modelos dobráveis da Samsung, o Fold e Flip, e é menos proeminente nos equipamentos de outros concorrentes, tendo menos impacto visual quando os dispositivos estão fechados porque a folga entre as duas partes fica mais alinhada.

A diferença é perceptível na imagem que a própria Samsung partilhou com o The Verge, onde se compara um equipamento com o novo ecrã (em baixo) e o Galaxy Z Fold atual (em cima) - ver imagem na galeria.

O trabalho da Samsung neste conceito de Flex In & Out não é novo e já em 2021 a empresa tinha mostrado um protótipo de ecrã capaz de se dobrar num ângulo abrangente, em diferentes direções, mas na altura com um design diferente. O ecrã tinha de ser dobrado em diferentes segmentos, num efeito idêntico ao de “esmagar” um Z.

Samsung Flex In & Out
créditos: Samsung Display

A marca ainda não disse se tenciona adicionar a tecnologia a novas versões do Galaxy Z Fold, mas é possível que veja a fazê-lo. O sucessor do Fold 4 ainda não tem data de lançamento anunciada mas, se a empresa seguir o calendário do ano passado, pode apresentar o Fold 5, assim como a atualização do seu outro dobrável, o Flip, em agosto.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.