De acordo com os dados da Strategy Analytics, as fabricantes entregaram para venda entre janeiro e março deste ano um total de 285 milhões de smartphones em todo o mundo, mais 71 mil que no mesmo período do ano passado.



Neste universo, a Samsung foi responsável pelo envio para o retalho de 89 milhões de unidades, quase o dobro do registado no período homólogo, quando mandou para distribuição 49,4 milhões de equipamentos.

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O número mantém a empresa na liderança da tabela, mas não evita uma descida na quota de mercado da grande rival da Apple neste mercado. Se no final do primeiro trimestre de 2013 32,4% do mercado pertencia à Samsung, no final de março deste ano essa posição recuou para os 31,2%, uma descida que acontece pela primeira vez em quatro anos.


Aconteceu o mesmo com a empresa da maçã, a segunda fabricante que mais smartphones entregou para venda no período em análise (43,7 milhões, mais 6,3 milhões que um ano antes), mas que também viu a sua quota reduzir-se para 15,3%, perdendo 2,2 pontos percentuais.



O peso que as duas empresas perderam no mercado dos smartphones beneficiou as empresas mais pequenas, como a Lenovo, que vendeu mais 4,9 milhões de equipamentos e avançou para uma quota de mercado de 4,7%, igualando a posição da concorrente Huawei.

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A IDC também já revelou dados para o primeiro trimestre, que apontam para um número total de 281,5 milhões de unidades de smartphones colocadas no mercado, atribuindo à Samsung vendas de 85 milhões e uma redução de quota de 1,7 pontos percentuais para 30,2%. Ambos os números atestam que a Samsung continua no entanto a vender mais que a soma dos principais concorrentes.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico