O Samsung Z3 foi lançado na India, que já tinha sido o país escolhido para comercializar o primeiro smartphone da marca a usar o sistema operativo que a fabricante criou, tirando partido de uma parceria com a Intel.

Com o primeiro smartphone Tizen, o Z1, a Samsung conseguiu vendas de um milhão de unidades. O modelo chegou às lojas a menos de 100 dólares, direcionado a utilizadores à procura da sua primeira experiência com um telemóvel inteligente.

O Z3 está direcionado a um segmento médio. Integra um ecrã HD de 5 polegadas super AMOLED e uma câmara de 8 megapixéis. Começa a ser vendido a 21 de outubro e vai custar cerca de 130 dólares. Não deverá ficar disponível noutros mercados, já que a Samsung assume que o modelo foi desenhado especificamente para o mercado indiano.

Ainda assim, o lançamento de um segundo smartphone Tizen revela que a Samsung continua empenhada em afirmar a sua alternativa ao Android. Tem-no feito também noutras áreas, como a dos smartwatches ou das televisões. Nesta área das TVs a empresa já revelou mesmo que o plano é estender o Tizen a todos os modelos, uma decisão que dará um impulso considerável à plataforma, tendo em conta que a empresa controla um terço do mercado global.