Quando a Apple apresentou os resultados do último trimestre fiscal, ficou-se a saber que a venda dos iPad caiu cerca de 16%. Mas a Apple acaba por ser apenas o rosto de um mercado que está em estagnação e que entre o primeiro trimestre de 2013 e o de este ano apenas cresceu 3,9%. A única empresa que parece estar contra a corrente é a Samsung que registou um crescimento significativo.



A tecnológica sul-coreana vendeu nos primeiros três meses do ano 11,2 milhões de tablets, um salto de 32% em comparação com o mesmo período do ano transato. O bom momento de forma garante à Samsung uma quota de mercado de 22,3%, mas continua a ser insuficiente para superar a Apple que de longe continua a ser a marca mais bem sucedida neste ramo tecnológico: 16,4 milhões de iPad vendidos e uma quota de 32,5%.



As duas empresas, que também dominam o segmento dos smartphones, contribuem para mais de 50% do mercado dos tablets que no primeiro trimestre totalizou 50,4 milhões de unidades vendidas. Os dispositivos “pós-pc” ainda estão a crescer, mas a um ritmo mais lento.



De acordo com a análise da IDC quem também teve um trimestre muito positivo foi a chinesa Lenovo que cresceu 224% num ano – mas é um valor “mascarado” pelo facto de apenas ter vendido 600 mil tablets no início de 2013.

[caption]Nome[/caption]

Quem também é o espelho do momento apertado que o mercado atravessa é a Amazon. A tecnológica de Jeff Bezos conseguiu intrometer-se entre as grandes marcas na venda de tablets, mas os Kindle Fire perderam algum fôlego no início do ano: um milhão de unidades vendidas e uma queda de 47% olhando para a diferença anual.

O que se passa afinal com o mercado dos tablets? De acordo com os analistas os resultados ficaram aquém do previsto e para isso contribuíram dois factores: telemóveis com ecrãs cada vez maiores e utilizadores que mantêm-se muito tempo com os mesmos tablets.

Destaque ainda para o Android que ao nível dos sistemas operativos é responsável pela venda de 2 em cada três tablets, ficando a nota de que os equipamentos Windows – na análise da IDC também se contemplam os dispositivos 2-em-1 – têm vindo a ganhar adesão.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.