Uma pesquisa no portal GSMArena, um dos maiores repositórios de informação sobre smartphones, deixa perceber que em 2014 a Samsung já fez chegar ao mercado 51 novos telemóveis inteligentes. Este tem sido um apanágio da empresa, mas a estratégia de que “mais é mais” já não surte os mesmos resultados e vai acabar.



O responsável da Samsung pela relação com os investidores, Robert Yi, admitiu durante uma conferência – e citado pelo The Wall Street Journal - que no próximo ano a Samsung vai reduzir no número de novos lançamentos, entre 25 a 30%. Caso isto se confirme e tendo como ponto de partida os valores de 2014, isto quer dizer que a Samsung deve lançar à volta de 35 equipamentos.



Continua a ser um número elevado tendo em conta a maior parte dos grandes players do mercado – como a Apple, a HTC e a Sony -, mas é um valor que faz a Samsung “descer” para níveis semelhantes aos de uma das suas maiores rivais, a LG, que em 2014 já colocou no mercado 40 modelos de smartphones.



A Samsung vai procurar uma economia de escala através da fusão de modelos de smartphones mais baratos com especificações de média gama. O que a tecnológica procura acima de tudo é a redução de custos, para que os resultados financeiros do próximo ano não fiquem tão sensíveis à quebra da venda de smartphones.



Este maior foco pode significar menos modelos experimentais para a empresa como foram os Galaxy Mega, o Galaxy Round e até o Galaxy Note Edge.



Já os equipamentos topo de gama não vão ficar em causa como explicou recentemente o responsável de marketing da Samsung Portugal, Tiago Flores, em entrevista ao TeK. “O segmento dos 500 euros é um segmento em crescimento e está em expansão. Acho que vai haver menos oportunidades para os segmentos médios. Os topos de gama continuam a ter uma experiência e valorização do que eu preciso”, referiu o executivo no início de outubro.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico