A Samsung anunciou esta quarta-feira que está pronta a afinar as linhas de produção para o fabrico do seu novo processador móvel de 8 nanómetros. A empresa previa terminar o processo de desenvolvimento do chip no início de 2018, mas um conjunto de casualidades permitiu-lhe adiantar os planos para uma altura em que a concorrência ainda está a braços com alguns procedimentos técnicos.

Aos consumidores interessa saber que este é um chip mais pequeno e eficiente do que o antecessor de 10 nanómetros, permitindo maiores poupanças de bateria e melhor desempenho nos equipamentos onde for integrado.

Uma vez que o desenvolvimento deste processador foi baseado na mesma técnica utilizada na geração anterior, a gigante sul-coreana diz que está em perfeitas condições de acelerar o processo de fabrico. O mesmo não deverá, no entanto, acontecer com o chip de 7 nanómetros. Para a criação desta peça, a Samsung deverá utilizar uma técnica desenvolvida no ramo da nanolitografia que recorre a luz ultravioleta intensa para gravar chips com maior precisão. A familiaridade com este método ainda é reduzido e terá de ser apurado ao longo dos próximos meses em parceria com a Qualcomm.

IBM cria um processador funcional de cinco nanómetros
IBM cria um processador funcional de cinco nanómetros
Ver artigo

No entanto, como sublinha a gigante tecnológica, esta nova técnica vai ser ideal para "smartphones, moedas digitais e servidores".

Antes do tempo dos 7 nanómetros, contudo, a Qualcomm já adiantou que iria utilizar a tecnologia de 8 nanómetros da Samsung no desenvolvimento dos seus próximos processadores móveis, uma vez que a transição para outras técnicas de produção poderiam levar a um atraso no lançamento do produto.

Note que a Samsung distancia-se assim de outras empresas que trabalham no mesmo ramo, como a Intel, que ainda não lançou qualquer chip de 10 nanómetros. A empresa não compete com a empresa sul-coreana, uma vez que opera maioritariamente num segmento diferente, mas garante que, quando lançar um destes chips, "ficará gerações à frente da Samsung".