Chegam-nos boas novas do outro lado do Atlântico. Esta segunda-feira, IBM, Globalfoundries e Samsung anunciaram a criação de um novo processo de fabrico que permitirá abrir caminho à massificação dos processadores de cinco nanómetros.

A equipa diz ter recorrido às mesmas técnicas de litografia ultravioleta que utilizou na concepção do chip de sete nanómetros, mas indica que, desta vez, não utilizou o transístor FinFET. Em vez disso, foram utilizadas folhas microscópicas de silício.

A mudança na arquitetura do sistema é essencial para possibilitar a maximização do desempenho dos circuitos individuais ao mesmo tempo que estes ficam acomodados num espaço mínimo. Neste caso, o equivalente a uma unha.

Em comparação com a solução de sete nanómetros, que era capaz de integrar cerca de 20 mil milhões de transístores, esta nova versão consegue chegar aos 30 mil milhões.

Para a IBM, esta é uma técnica que servirá essencialmente os novos aparelhos de IoT e os equipamentos móveis que terão de dispensar menos bateria ao processamento. Na prática, diz a tecnológica, será possível conceber telefones com "o dobro ou o triplo" do tempo de bateria que têm neste momento.

Até à implementação deste sistema, no entanto, certamente que ainda terá de esperar vários anos. Embora os laboratórios estejam já a desbravar caminho no campo dos cinco nanómetros, os chips de sete nanómetros ainda nem sequer chegaram à indústria móvel. É esperado que comecem a ser utilizados em 2018, mas, caso se verifique, ainda deverá ter de esperar cerca de dois ou três anos até poder adquirir um smartphone com um processador de cinco nanómetros.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.