Dezassete de outubro será a data alinhada pela fabricante sul-africana para fazer o lançamento da primeira versão estável do software para telemóveis, um sonho antigo da empresa, que há vários anos promete uma oferta nesta área.


A mesma data de lançamento aplica-se à nova release da versão do software para desktop, o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander, cujo código é também a base da versão touch, para dispositivos móveis.



Na informação disponibilizada, a Canonical mostra o sistema operativo a correr em dispositivos Galaxy e Nexus, mas o portfólio de equipamentos a correr a nova plataforma de software será maior.



Com estes modelos a Canonical fez a maioria dos testes realizados antes da finalização o produto, mas a empresa tem também trabalhado com outros fabricantes e operadores na preparação do lançamento de mais este concorrente ao Android, ao iOS e ao Windows Phone. A TMN está entre as empresas que já revelou estar a trabalhar com a fabricante.



Note-se, no entanto, que embora a primeira versão estável do software fique disponível já em outubro, deverá levar ainda mais algum tempo até que cheguem ao mercado. As previsões apontadas pelo CEO da empresa, logo após o falhanço da campanha do Ubuntu Edge numa plataforma de crowdfunding, indicava que os primeiros smartphones com Ubuntu Touch seriam lançados no final de 2013 ou início de 2014.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.