2028 poderá ser o ano em que os primeiros smartphones com ecrãs capazes de regenerarem por si próprios vão começar a chegar ao mercado. É o que indicam as mais recentes previsões dos analistas da CCS Insight.

Os especialistas, citados pela CNBC, esperam que as fabricantes de smartphones comecem a produzir este tipo de equipamentos dentro de um prazo de cinco anos.

A tecnologia poderá chegar sob a forma de um nano-revestimento na superfície dos ecrãs, que, ao ser riscado, consegue gerar um novo material que reage ao ser exposto ao ar, preenchendo as falhas no display.

O conceito de materiais com capacidades autoregenerativas não é propriamente uma novidade e há já vários anos que os cientistas estão a desenvolver projetos nesta área. Ainda no ano passado, um projeto de investigadores australianos apresentava os nanocristais como uma possível solução para a autoregeneração de componentes eletrónicos.

Veja o vídeo 

Anteriormente, fabricantes como a LG já tinham apostado na inclusão de tecnologia de autoregeneração nos seus equipamentos. Veja-se o caso do LG G Flex, um smartphone apresentado em 2013, cujo painel traseiro tinha prometia eliminar riscos mais finos em apenas minutos.

Mas, até à data, a tecnologia ainda não conseguiu ser aplicada num smartphone que tenha sido bem-sucedido comercialmente. Os analistas realçam que existem várias barreiras que condicionam o desenvolvimento de smartphones deste tipo em grande escala. Por exemplo, nem todas as fabricantes têm recursos suficientes para investir na investigação e desenvolvimento desta tecnologia ou até para a produzir.

Apesar disso, os analistas realçam os esforços que têm sido feitos no desenvolvimento de novos formatos de ecrã para smartphones, dos modelos dobráveis da Samsung, que, segundo afirmam, se tem vindo a destacar neste segmento de mercado, a conceitos extensíveis ou enroláveis, como os que são apresentados em conferências e feiras como a IFA em Berlim, ou o Mobile World Congress.

Clique nas imagens para ver alguns dos principais modelos dobráveis lançados este ano