São vários os conceitos que a TCL tem mostrado de smartphones dobráveis, com ecrãs que fecham para dentro, para fora, e que também deslizam para garantir mais espaço de visualização. A experiência da empresa no desenvolvimento de ecrãs mas também a capacidade de engenharia estão na base dos vários protótipos apresentados, alguns dos quais funcionais, e tudo indica que a TCL poderá estar prestes a colocar estes smartphones no mercado.
Em Barcelona o SAPO TEK teve oportunidade de ver alguns dos protótipos numa exposição que a TCL tem fora do espaço do MWC22 na feira Gran Via, desde o modelo que recebeu o nome de código Chicago, e que é um smartphone em concha, ao Fold ´n Roll que tem uma parte do ecrã que desliza, e o 360º Ultra Flex que fecha o ecrã para dentro ou para fora.
Clique nas imagens para mais detalhes
O Fold ´n Roll pode ser fechado como um smartphone “normal”, aberto para apresentar um ecrã de 7 polegadas ou “estendido” para 8,8 polegadas com o ecrã deslizante, e é um protótipo funcional como pudemos ver, mas sem grandes experimentações.
Também interessante é o 360º Ultra Flex, que lembra os portáteis 2 em 1 abrindo e fechando de forma acrobática, com o ecrã para dentro ou para fora. Uma das vantagens é ter apenas um ecrã e não um display interior e um exterior como tem sido a opção nos dobráveis que estão a chegar ao mercado. Isso significa uma experiência de transição de conteúdos mais simples e menor consumo da bateria.
A TCL não se compromete porém com datas de lançamento, mas David Derrida, direto de produto para a EMEA, admitiu ao SAPO TEK que a empresa está próxima de colocar um destes smartphones nas lojas, mantendo a estratégia de oferecer um preço acessível.
O modelo que recebeu o nome de código Chicago é já um smartphone funcional, com um design muito semelhante ao Flip da Samsung e um ecrã exterior para notificações e selfies. Mas pode não ser este o modelo em que a TCL aposta numa primeira fase.
“Os dobráveis podem ser a nossa aposta numa gama mais alta, um modelo “aspiracional” que complete a nossa oferta”, explicou David Derrida ao SAPO TEK, sublinhando que a TCL mantém a sua estratégia de colocar no mercado smartphones com características inovadoras e tecnologia avançada a preços acessíveis. Entre os vários smartphones da linha TCL 30 que foram apresentados no MWC22 os preços dos modelos base ficam todos abaixo de 400 euros.
O SAPO TEK está a acompanhar todas as novidades e à descoberta de novidade no MWC22, por isso acompanhe aqui as principais notícias diretamente do espaço da feira e do congresso em Barcelona.
Veja na galeria fotografias do evento:
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
The Game Awards: Astro Bot conquistou quatro prémios incluindo Jogo do Ano -
Site do dia
Estamos sozinhos no Universo? Pergunta foi a base do projeto SETI há 40 anos -
App do dia
Task Kitchen: a app que transforma listas de tarefas em agendas eficientes -
How to TEK
Mantenha as apps e jogos Android atualizados para evitar vulnerabilidades
Comentários