Em abril, a TCL apresentou uma das suas novas apostas no mundo dos ecrãs flexíveis para smartphone com o Fold n' Roll. Agora, a fabricante chinesa revela uma nova versão do modelo, com um ecrã dobrável e enrolável.

O protótipo, apresentado durante o evento DTC 2021, na China, conta com um ecrã de 10 polegadas. Tal como é possível ver no vídeo captado pelo canal de YouTube Fold Universe, o modelo, que, ao que tudo indica, toma o nome “Fold and Slide”, pode ser dobrado e desdobrado e, ao clicar num botão, o seu ecrã expande-se lateralmente.

Os detalhes acerca desta nova evolução do Fold n’ Roll são para já escassos. Por outro lado, portal Device Specifications avança que que, entre o conjunto de tecnologias de display apresentadas pela empresa durante o DTC 2021, se destaca também um novo tipo ecrã AMOLED dobrável.

De acordo com a empresa, o ecrã de oito polegadas dispõe de dobradiças que permitem compensar a tensão em até 360 graus. Quando está desdobrado, o display conta com uma resolução de 5.120 x 1.440, com 1.000 nits de brilho, suportando taxas de atualização entre os 48 e os 240 Hz e cobrindo 95% da gama de cores DCI-P3.

Clique nas imagens para mais detalhes

A TCL tem vindo a desenvolver uma série de protótipos de smartphones que dobram, com ecrã para dentro em formato de concha, ou para fora, aplicando a tecnologia de dobradiças DragonHinge e ButterflyHinge. A empresa tem também vindo a reforçar a ideia de que pretende lançar um smartphone de ecrã flexível ainda este ano, a um preço acessível, embora não se comprometa com datas nem valores.

Clique nas imagens para mais detalhes sobre o modelo Fold n’ Roll da TCL

Em abril, durante a conferência em antecipação à apresentação do Fold n’ Roll, Stefan Streit, diretor de marketing global da TCL, admitiu ao SAPO TEK que o modelo não chegaria às lojas em 2021. Este modelo é muito complexo", afirmou, acrescentando que a marca está a apostar numa abordagem mais cautelosa porque quer “ter uma boa experiência de utilizador”.

Recorde-se que o conceito Fold n'Roll permite transformar o smartphone num tablet de 10 polegadas, abrindo o ecrã e ainda aumentando a área útil ao fazer deslizar uma parte que está "escondida" dentro do corpo do equipamento, como pode recordar no vídeo que se segue.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.