A Qualcomm reforçou a sua família “económica” de chipsets mobile, com o lançamento do Snapdragon 4 Gen 2. A atualização traz melhorias destinadas a tornar mais poderosos os smartphones de gama baixa.

Os chips apresentam o CPU proprietário Qualcomm Kryo, com velocidades de pico de até 2,2 GHz, valor que representa um ligeiro aumento em relação à geração anterior.

Têm igualmente associada tecnologia de carregamento rápido, com a empresa a afirmar que é possível obter uma carga de 50% em apenas 15 minutos. A plataforma foi projetada para “uma autonomia de bateria excelente”, refere a imprensa internacional.

De acordo com as caraterísticas avançadas, o chipset oferece suporte a ecrãs FHD+ de até 120fps. Também permite algumas atualizações importantes ao nível da câmara, como estabilização eletrónica de imagem, foco automático mais rápido, redução melhorada ao nível da desfoque, assegurando igualmente MCTF (Multi Camera Temporal Filtering), para a redução de ruído na realização de vídeos.

A conectividade é garantida pelo sistema proprietário X61 5GB Modern-RF, prometendo “velocidades extremamente rápidas”, com suporte aumentado de rede e frequência.

Como não podia deixar de ser, o chipset também tem um “lado IA”, traduzido em mais atualizações ao nível da câmara, com ajustes de iluminação baseados na tecnologia para tirar fotos em ambientes escuros e uma ferramenta melhorada de remoção de ruído de fundo.

Embora ainda não existam no mercado smartphones com o novo chipset integrado, deverão surgir ainda este ano, nomeadamente o modelo Redmi Note 12R da Xiomi.