A Qualcomm apresentou um novo processador para dispositivos móveis. O Snapdragon 410 é o primeiro chip de 64-bits da fabricante tendo em conta o mercado mobile, mas o destaque acaba por ser outro - a tecnológica espera incluir este processador em telemóveis que custam menos de 150 dólares.

A juntar a estes dois fatores, o Snapdragon 410 tem ainda suporte para redes 4G a nível internacional. Como se não bastasse este chip permite ainda a reprodução de vídeo em Full HD e suporta sensores fotográficos até 13 megapíxeis. A primeira fornada de equipamentos com o novo chip deve chegar ao mercado na segunda metade de 2014.

Construído numa arquitetura de 28 nanómetros, o Snapdragon 410 foi pensado para se adaptar a uma vasta gama de equipamentos, sejam eles Android, Windows Phone ou Firefox OS, revela a empresa em comunicado.

O chefe de operações da Qualcomm China, mercado onde a empresa quer conquistar quota de mercado com o novo processador, revelou que o Snapdragon 410 será o primeiro de muitos processadores de 64-bits da empresa. A Apple estreou este tipo de arquitetura com o chip A7 do iPhone 5s.

Recentemente a Qualcomm também anunciou o Snapdragon 805, o novo processador da fabricante para telemóveis topo de gama. Com a versão anterior, o processador Snapdragon 800, a Qualcomm conseguiu uma forte posição no mercado ao ter o seu chip na maior parte dos smartphones topo de gama das principais marcas, como são os casos do Galaxy Note 3, LG G2 e Sony Xperia Z1.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.