Já se sabia que a IFA ia ser o palco da Sony para apresentar tudo o que tem andado a criar no último ano e assim o fez. A marca aproveitou o dia 31, um dia antes do começo oficial da IFA, para apresentar a gama de produtos completa, da qual os smartphone Xperia foram o grande foco.

O Xperia XZ1 é o novo topo de gama da Sony e incorpora um ecrã de 5,2 polegadas FHD HDR mantendo o designe já conhecido da gama. Este é um ponto do qual a empresa parece não abdicar apesar das restantes empresas começarem a apostar em smartphones mais arredondados e com molduras mais reduzidas.

O smartphone traz um processador Snapdragon 835, 4 GB de memória RAM e um armazenamento interno de 64 GB. A bateria é de 2700 mAh mas, se a Sony mantiver a gestão de energia dos restantes equipamentos, deve ser mais que suficiente para um dia de utilização sem problemas. A câmara traseira é de 19 MP e é capaz de gravar vídeos em slow motios graças aos 960 fps que consegue gravar. À frente encontramos uma câmara de 13 MP e uma abertura f/2.0.

Este é um equipamento que traz já de origem a nova versão do sistema operativo Android, o Android O. A Sony diz ter incorporado mecanismos para oferecer um áudio superior aos utilizadores e o novo Xperia XZ1 vem equipado com a tecnologia Quick Charging 3.0.

O The Verge esteve com o equipamento na mão e publicou diversas fotografias tiradas por Dan Seifert que dão uma noção melhor de como é o smartphone ao vivo.

 

Este smartphone foi apresentado ainda na sua versão mais compacta, o Xperia XZ1 Compact que, segundo a marca, mantém uma performance de topo mas num corpo mais modesto. O ecrã é reduzido para as 4,6 polegadas e é apenas HD, no entanto o processador é o mesmo, o Snapdragon 835.

A câmara traseira mantém os 19 MP e a frontal aumenta os megapíxeis para 18 apesar de reduzir a abertura para f/2.4. Tem também 4 GB de RAM e a memória interna é de 32 GB. A bateria mantém-se nos 2700 mAh e conta também com tecnologia Quick Charging 3.0.

A juntar à família Xperia surgiu ainda uma nova versão do XA1, desta vez uma versão Plus. O equipamento mantém-se quase igual ao que o TEK testou, a câmara traseira é de 23 MP, o ecrã de 5,5 polegadas e o áudio é também um ponto de destaque da marca. Sendo o novo modelo o Plus, a bateria tinha de estar à altura do nome e aumentou para os 3400 mAh.

Smartphones à parte, a IFA recebeu mais do que equipamentos móvel

Sendo a Sony uma empresa com mais do que smartphones para oferecer ao mercado, a marca aproveitou o tempo de antena e o destaque da IFA para trazer ao público novos auriculares sem fios da séria 1000X que vêm equipados com o primeiro “Adaptive Sound Control” a nível mundial. Esta funcionalidade permite ao equipamento reconhecer as ações do utilizador e ligar ou desligar o cancelamento de ruído de forma automática.

tek sony coluna inteligente

Dentro do ramo do áudio mas um pouco mais avançado do que "simples" auriculares, eis que surge a LF-S50G, a primeira coluna sem fios com o Google Assistant integrado produzida pela Sony. Esta coluna vai estar disponível em quase todos os mercados onde a marca se encontra integrada.

A LF-S50G oferece um som em 360º e integra alguns controlos por gestos que permitem, por exemplo, ajustar o volume da música ou passar para a faixa seguinte sem tocar, diretamente, no equipamento. É resistente a salpicos de água e, claro, integra também a capacidade de aceitar comandos de voz como as restantes colunas que integram um assistente virtual.

A Sony ainda teve espaço para levar para a IFA a nova séria de televisões OLED 4K Bravia A1 de 77 polegadas e a câmara de ação RX0 que, sendo impermeável, oferece mais liberdade ao utilizador ao dispensar qualquer tipo de capa protetora, além de possuir funcionalidades de gravação em slow motion incorpora ainda um sensor fotográfico de 15,1 MP e uma lenta ZEISS de grande angular.