
Os espanhóis voltam a estar na linha da frente para receber o Firefox OS, sistema operativo móvel da responsabilidade da Fundação Mozilla. Amanhã, 2 de julho, o ZTE Open vai ser o primeiro equipamento disponível no mercado com o software e tem no preço a sua maior arma: 69 euros ou 2,38 euros por mês para um contrato de 24 meses.
O preço de 69 euros inclui ainda 30 euros de saldo que pode ser gasto pelos utilizadores em telecomunicações, escreve a Telefonica no Twitter.
[caption][/caption]
Pelo preço as especificações estão longe de serem as melhores. Ecrã de 3,5 polegadas com uma resolução de 480x320 píxeis, processador Snapdragon de um núcleo a 1Ghz, 256MB de RAM, 512MB de memória flash e 4GB de armazenamento interno. As características low-cost prometem ser positivas num aspeto: no tempo de utilização da bateria que deverá ser superior ao dos smartphones atuais, que dependendo dos modelos, duram um a dois dias em utilização normal.
O Keon e o Peak, outros dois telemóveis equipados com Firefox OS mas da responsabilidade da tecnológica espanhola GeeksPhone, já estão disponíveis para compra há várias semanas. Estes modelos são destinados para programadores e não consumidores finais.
O Firefox OS tem recebido um apoio considerável das fabricantes - LG, Sony e Huawei - e operadores de telecomunicações - Telenor, Deutsche Telekom e TMN - que veem nesta plataforma móvel uma alternativa ao duopólio Apple-Google, ou iOS e Android.
Do lado da Telefónica é clara a vontade de querer encontrar um terceiro "marco" no mercado. Além do suporte ao Firefox OS, a empresa estabeleceu um compromisso de apoio à expansão do Windows Phone 8 em vários mercados internacionais.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
App do dia
Aproveite para experimentar novas apps gratuitas no smartphone ou tablet -
Site do dia
A arte pode ajudar a compreender o que sentimos? Descubra em Artetik: From the Art -
Multimédia
ISS de parabéns: 25 anos de um laboratório no espaço que já recebeu mais de 270 astronautas -
How to TEK
Como contribuir para ajudar o Google Maps a descobrir novos locais
Comentários