
Embora “fisicamente” não se assemelhem aos ténis de Regresso ao Futuro II, a ideia por detrás é a mesma. O sistema automático dos novos Nike HyperAdapt 1.0 funciona através dos sensores instalados na sua base, que são ativados quando as sapatilhas são calçadas.
Existem dois botões, de lado de cada um dos ténis, que acionam o mecanismo de apertar ou alargar os "atacadores". O mecanismo pára quando sente tensão à volta do pé.
As luzes embutidas acendem quando os "motores" para apertar ou alargar os atacadores estão em funcionamento. Também dão indicação acerca da carga da bateria do sistema: mais azulada, bateria plena, amarelada, dura mais dois ou três dias, vermelha bateria em baixo.
Segundo a Nike, os ténis demoram cerca de três horas a carregarem e têm autonomia para se apertarem durante duas semanas.
Esta era uma tecnologia que estava a ser desenvolvida desde 2013 e o modelo em causa foi especialmente criado a pensar nos atletas, dando-lhes a possibilidade de ajustar rapidamente as sapatilhas ao pé, para garantir um maior conforto.
Os Nike HyperAdapt 1.0 vão começar a ser vendidos nos Estados Unidos a partir do próximo dia 28 de novembro, mas ainda não se sabe quanto custam.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
Faça guias personalizados para ouvir enquanto explora novos destinos com a Mapondo -
Site do dia
Quer ajudar a descobrir os segredos do Universo? Galaxy Zoo tem novas imagens do James Webb -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários